88 recordes batidos no Open de Inverno Masters

21 janeiro, 2019

88 recordes batidos no Open de Inverno Masters

Foram 88 os recordes batidos - entre os quais dois recordes da Europa - no Campeonato Nacional Open de Inverno Masters, que decorreu nas Piscinas Municipais da Mealhada, no passado fim de semana.

Isabel Figueira bateu o recorde europeu nos 50 metros bruços e José Carlos Freitas bateu o dos 400 metros livres. A juntar a estes dois, houve outros 86 recordes nacionais batidos ao longo das 36 provas de natação nos diversos estilos, por atletas de faixas etárias entre os 25 e os 92 anos de idade. Globalmente, foram batidos 32 recordes masculinos, 52 femininos e quatro mistos.

O Clube Fluvial Portuense dominou coletivamente a pontuação de equipas - Taça Master, assim como o Campeonato Nacional de Masters de Inverno e Open Internacional.

Recorde-se que, ao todo, participaram no Campeonato Nacional Open de Inverno Masters, na Mealhada, 793 nadadores (511 masculinos e 282 femininos), em representação de 71 clubes de nacionalidade portuguesa, espanhola, alemã, francesa e russa, o mais elevado número de participantes na competição.

As Piscinas Municipais da Mealhada estiveram lotadas ao longo de todo o evento e, apesar do número elevado de atletas e público, é de salientar o civismo e o fair-play demonstrados por ambos, não havendo registo de qualquer incidente.

"Foi um momento alto e muito importante para o desporto na Mealhada e para a economia local", afirmou o presidente da Câmara. O autarca Rui Marqueiro lembrou que "pelas piscinas municipais passaram, durante estes três dias, milhares de pessoas, sendo que muitas delas dormiram no nosso concelho e fizeram as suas refeições nos restaurantes da Mealhada. Só foi pena que alguns estivessem encerrados, precisamente nesta altura, para férias, mas os que tiveram as suas portas abertas, acabaram por sair beneficiados".

A capacidade organizativa da Câmara Municipal da Mealhada e as condições de excelência evidenciadas ao longo do campeonato foram unanimemente reconhecidas pela Federação Portuguesa de Natação, pela Associação de Natação Centro e Norte de Portugal e também pelos atletas e treinadores.

O XIII OPEN Internacional de Masters de Inverno é uma das provas mais importantes da Federação Portuguesa de Natação, entidade com quem a Câmara da Mealhada tem uma parceria para realização de diversas provas.

Mais informações e classificações: www.fpnatacao.pt

Press - Ficheiro PDF Press Release - 21 janeiro 2019