FESTAME apresenta-se com "nova cara"

31 maio, 2019

FESTAME apresenta-se com "nova cara"

A cerca de 7 dias do início da FESTAME – Feira do Município da Mealhada, já começaram as montagens relacionadas com o certame, no Complexo Desportivo da Mealhada. Esta edição, que vai de 7 a 16 de junho, apresenta mudanças significativas ao nível do layout do certame, nomeadamente no que se refere à zona das tasquinhas, uma das mais concorridas.

Esta área ficará agora situada numa tenda comum, junto à Escola Profissional Vasconcellos Lebre (EPVL). Ali, as oito instituições que exploram as tasquinhas apresentam as suas melhores iguarias, sendo esta área animada pelo Palco Bongás, que, nesta edição, fica integrado na própria tenda. Com esta comunhão entre tasquinhas e este segundo palco, a organização pretende que música e gastronomia se complementem e tirem partido uma da outra, proporcionando uma agradável experiência aos milhares de visitantes. Por este palco passam coletividades e grupos do concelho como o Coro infanto-juvenil e a Oficina de música da EB2 da Mealhada, o Grupo Coral Magister, Grupo de Cantares da Associação Aposentados da Bairrada, o Grupo de Cavaquinhos da Vimieira, a Escola de Música da Mealhada, a Tuna da Universidade Sénior da Cades o grupo Dance With Heart by Atlético do Luso,

A feira prolonga-se pela Rua da Juventude, onde ficarão empresas e artesanato. Nesta edição, foi decidido alterar a localização do setor de artesanato, instalando-o num arruamento próprio. Desta forma, a zona mais próxima da Piscina Municipal da Mealhada fica liberta para street food e toda a zona em torno do Palco Rei dos Leitões (palco principal) fica mais vocacionada para bares e para a noite/madrugada FESTAME.

Este ano, uma das apostas é também a área infantil com reforço substancial da oferta: insufláveis, karts didáticos, cama elástica, carrossel e motos elétricas estarão colocados junto ao jardim das piscinas municipais, logo na entrada principal da FESTAME.

O certame manterá duas entradas – a principal e a existente junto à estação ferroviária (CP) -, ficando encerrada ao público a entrada junto à EPVL (apenas para serviço de logística e de emergência).

NOVIDADES NO CARTAZ

Outra das novidades desta edição tem que ver com o cartaz. Além dos grupos nacionais - HMB, Piruka, Jimmy P., Miguel Araújo, Toy, Os Azeitonas, Anjos e José Cid -, todas as noites terão um ou mais dj?s a finalizar o programa do palco Rei dos Leitões. Passarão pela Mealhada a Dj russa Olga Ryazanova, o Dj/ator/humorista António Machado, Damn Sisters, Dj PSI, Lu Iglésias, Nuno Piolho, Lady Van, João Maçãs, Nuka, Dj Silva, Mister Mix, Ruben Pereira, RHeitor, Dj Braulio, David Silva e o grupo de dança Khaos Crew, numa noite que contará também com uma Festa da Espuma (15 de junho).

Este ano, algumas das coletividades passam a atuar no palco principal, Palco Rei dos Leitões, numa noite que lhes é dedicada. Dia 11 sobem ao palco as filarmónicas do concelho, Pampilhosense e Barcoucense, num espetáculo único, conjunto, que colocará em palco uma centena de músicos acompanhados pelos cantores Sara Silva (The Voice Portugal 2015) e Diogo Rodrigues. A noite de 12 de junho será dedicada ao folclore. Sobem ao palco o Rancho Folclórico São João de Casal Comba, o GEDEPA, Grupo Folclórico e Etnográfico da Vimieira, Rancho Regional da Pampilhosa do Botão e o Rancho Folclórico de Ventosa do Bairro.

No dia 13, a noite será de samba. Tirando partido da tradição existente no concelho, as quatro escolas que desfilam no carnaval Luso-brasileiro da Bairrada farão o desfile pelo recinto, seguido de atuação em palco. A magia e a cor do Batuque, Real Impreatriz, Amigos da Tijuca e Sócios da Mangueira invadirá, assim, a FESTAME.

A FESTAME manterá a matriz de gratuitidade e, para a realização desta edição, a autarquia conta com o apoio de marcas locais e nacionais, como a Sagres (cerveja oficial), Luso (água oficial), Rei dos Leitões (restaurante oficial), Grande Hotel do Luso (hotel oficial), Licor Beirão (bebida oficial), Galé (gráfica oficial), Bongás Energias (gás oficial), Intermarché–Mealhada (supermercado oficial), CJR Motors (viatura oficial) e Mundial FM (rádio oficial).

Press - Ficheiro PDF Press Release - 31 maio 2019