Cuidadores foram também eles cuidados no segundo Encontro Motivacional do Cuidador

09 julho, 2019

Cerca de 80 pessoas participaram na segunda edição do Encontro Motivacional de Cuidadores, um dia que é inteiramente dedicado aos profissionais das instituições particulares de solidariedade social do concelho da Mealhada (IPSS) e que, ao contrário do que acontece diariamente, os coloca a eles – profissionais que cuidam de crianças e idosos – no centro da atenção.

Estão habituados a cuidar dos outros e não a serem eles os cuidados. Por isso, o Encontro Motivacional de Cuidadores, uma iniciativa da Rede Social organizada pela Câmara Municipal da Mealhada, por um dia, inverte papéis e procura transmitir a estas dezenas de cuidadores o quanto eles são necessários e quão devem ser valorizados. Porque o seu bem-estar e "bem saber fazer" terá reflexos nos cuidados que prestam a crianças e idosos e esta certeza é essencial nas famílias que, hoje em dia, os confiam às IPSS.

Neste dia destinado ao empoderamento e motivação, os cuidadores ouviram conselhos de Ana Rocha, enfermeira no Insituto Português de Oncologia, sobre como lidar com o sofrimento, luto e dor no trabalho com os utentes, e ouviram ainda Ricardo Pocinho, da Associação Nacional de Gerontologia Social, que partilhou ideias para que este tipo de trabalho seja menos degastante física e psicologicamente.

Após o almoço convívio, o encontro foi preenchido com workshops de bem-estar físico e psicológico – dos cuidados da pele ao pilates -, terminando com uma mega aula de dança fit.

A iniciativa reuniu colaboradores de nove IPSS do concelho da Mealhada com as valências da terceira idade, infância e deficiência e promoveu o contacto entre estes profissionais que se debatem, diariamente, com as mesmas dificuldades, o desgaste, as mesmas emoções, cada um na sua instituição.

Com a iniciciativa, o Município procura valorizar estes profissionais e realçar a importância do cuidador no contexto comunitário e social do território.

Press - Ficheiro PDF Press Release - 09 julho 2019