Ir para o conteúdo principal

Câmara aprova abertura de concurso para melhoria da rede de distribuição de águas

08 outubro, 2019

Câmara aprova abertura de concurso para melhoria da rede de distribuição de águas

A Câmara da Mealhada aprovou, na última reunião de Executivo Municipal, o lançamento a concurso de uma obra que visa a melhoria da rede de distribuição de água em partes das freguesias de Ventosa do Bairro, Barcouço e Luso. O investimento ronda um milhão de euros.

Está aprovada a abertura do concurso para a empreitada de "Reabilitação da Rede de Distribuição e Adução de Água às freguesias de Ventosa do Bairro, Barcouço e Luso", uma intervenção que visa substituir a rede de distribuição de água em partes destas freguesias, integrando um projeto mais vasto de redução de perdas ao nível de todo o concelho e, ainda, a substituição da conduta adutora de Barcouço. Em  concreto, as obras abrangem grande parte de Ventosa do Bairro e Barregão, parte de Barcouço e de Pisão e parte de Várzeas (freguesia do Luso).

O investimento será de 950 mil euros, sendo objeto de uma comparticipação financeira do Fundo de Coesão POSEUR,  e a obra tem um ano como prazo de execução. O concurso já foi publicado em Diário da República (3 de outubro), podendo os concorrentes apresentar propostas até dia 4 de novembro de 2019. 

 

Aprovação de auxílios económicos
O Executivo Municipal aprovou, na mesma reunião, os auxílios económicos aos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) para o pesente ano letivo, fixando-se em 30 euros o apoio aos alunos do escalão 1 e em 20 euros o apoio aos alunos do escalão 2 (escalões de rendimentos para atribuição de abono de família).  Apesar da gratuitidade dos manuais escolares, este auxílio da Autarquia visa o apoio socioeducativo a alunos de agregados com necessidades.

 

Cerca de 15 mil euros de apoios a coletividades
A Câmara deliberou ainda a atribuição de 17.732,70 euros em subsídios a diversas coletividades ou instituições.

A Associação de Natação Centro Norte Portugal beneficiará de um apoio de 8.232,70 euros para fazer face a despesas relacionadas com as várias provas de natação que decorrerão nas Piscinas Municipais da Mealhada (cronometragem, arbitragem, prémios) e que trarão, ao concelho, atletas e famílias que criam impacto positivo na economia local.

Aprovou ainda a atribuição de 4000 euros ao Clube LusoClássicos para a realização do Rally Legends, que foi reagendado para dezembro devido à declaração de Situação de Alerta face ao risco agravado de incêndio nos dias em que a prova estava prevista, em setembro passado. 

Deliberou ainda, à semelhança dos anos anteriores, atribuir à ACIBA -  Associação Comercial e Industrial da Bairrada e Aguieira 2500 euros para o Sorteio Tômbola de Natal, uma iniciativa que procura dinamizar o comércio local na época de Natal.

Press - Ficheiro PDF Press Release - 08 outubro 2019






Notícias Relacionadas