Um café com... grandes treinadores nacionais

12 fevereiro, 2020

Um café com... grandes treinadores nacionais

A rubrica "Um café com..." regressa à Mealhada, dia 17 de fevereiro, pelas 21h, no auditório da Escola Profissional Vasconcellos Lebre (EPVL), com uma conversa que tem como convidados diversos treinadores nacionais de renome: Daniel Ramos, treinador do Boavista FC, Norberto Alves, treinador de basquetebol da UD Oliveirense, e João Carlos Pereira, treinador da Académica OAF. O debate será moderado pelo ex- jogador e atual comentador da TVI, Cândido Costa.

Dois treinadores de futebol e um de basquetebol, todos a treinarem ao mais alto nível, e, cetamente com táticas e estratégias diferentes, mas com alguns valores que partilharão, numa conversa em torno da "Gestão de equipas de sucesso". Os treinadores  Daniel Ramos, Norberto Alves e João Carlos Pereira falarão sobre o que é liderar no desporto, as dúvidas, angústias e motivações em todo o contexto desportivo, dos atletas às direções e aos adeptos.

Esta iniciativa, dinamizada pela Divisão de Desporto e Educação da Câmara da Mealhada, existe, desde há vários anos, com o objetivo de debater alguns temas relacionados com o mundo do Desporto, procurando abrir um espaço de debate e intercâmbio de ideias que posssam, desta forma, chegar também a treinadores e atletas amadores que, não seguindo a via profissionalizante, dedicam grande parte do seu tempo ao desporto e à formação.

Daniel Ramos
Estreou-se como jogador na formação do Rio Ave, seguindo-se Maia, Leça FC, Castelo da Maia, Senhora da Hora, Beira Mar, Marco e Vilanovense, 97/98. Iniciou a carreira de treinador em 2001/2002 no Vilanovense, seguindo-se Dragões Sandinenses, Chaves, Trofense, Moreirense, Gondomar, Vizela, União da Madeira, Naval, Ribeirão, Famalicão, Santa Clara, Marítimo, Chaves, Rio Ave e, atualmente, o  Boavista FC.

Norberto Alves
Formador de Federação Portuguesa de Basquetebol. Orientou a equipa feminina do Olivais Coimbra, onde conquistou uma liga feminina e uma supertaça. Seguiu-se o Sport Lisboa e Benfica. Ao serviço da Académica de Coimbra venceu o troféu António Pratas. No Clube Desportivo e Recreativo do Libôlo (Angola) conquistou uma Taça dos Campeões Africanos, um Campeonato de Angola, duas Taças e uma Supertaça.

Foi eleito melhor treinador angolano em dois anos consecutivos. Atualmente ao serviço da União Desportiva Oliveirense, conquistou o campeonato na época 2017/2018, 2018/2019 e venceu a supertaça 2018. Eleito o melhor treinador do ano em 2018. Vencedor da Taça da Liga na época 2019/2020. É também professor na Faculdade de Ciências do Desporto da Universidade de Coimbra.

João Carlos Pereira
A carreira de jogador tem início no clube da sua terra, Marinhense, seguindo-se Académica OAF, Moreirense, Mirense, Leiria e Marrazes e regressa ao marinhense onde termina a carreira.O Marinhense foi também o clube onde iniciou  carreira de treinador. Segue-se Sp. Pombal, Académica OAF, Nacional da Madeira, Moreirense, Al-Tadhamon do Kwait, Estoril Praia, Belenenses, Ermis Aradippou do Chipre, Servette da Suiça, Aspire Academy, do Qatar como coordenador geral. Atualmente está ao serviço da Académica de OAF.

Cândido Costa
Iniciou a sua carreira como jogador da Associação Desportiva Sanjoanense. Seguiram-se Benfica, Salgueiros, FC Porto, Setúbal, Derby County, Braga, Belenenses, Rapid Bucareste, Tondela, São João de Ver e Ovarense, onde termina a sua carreira. Mais de 300 jogos. 87 internacionalizações. Foi campeão da Europa Sub 18. Venceu uma Taça de Portugal, umCampeonato e uma Liga Europa. Como treinador inicia-se na Sanjoanense, segue-se a Ovarense, e Cesarense. Foi comentador do "Porto Canal" e é atualmente comentador da TVI.

Press - Ficheiro PDF Press Release - 12 fevereiro 2020