Reparação da Rua Emídio Navarro começa segunda-feira

23 julho, 2020

Reparação da Rua Emídio Navarro começa segunda-feira

As obras de reparação na Rua Emídio Navarro, no Luso, terão início segunda-feira (27 de julho). Também para muito breve está o lançamento a concurso do Parque de estacionamento de Vale dos Castanheiros, junto a esta via, a principal estrada de acesso ao centro da vila termal.

A empreitada de "Requalificação da Envolvente à Praça Central da Vila do Luso – 2.ª Fase – Reparação de Pavimentos e Reforço da Drenagem Pluvial" custará 45 mil euros (mais IVA) começa segunda-feira e será feita de forma faseada. Os trabalhos iniciais serão de retirada das pedras danificadas ou soltas e de colocação de uma base betuminosa que tornará a estrada transitável. "Isto será feito até final da semana", garante Rui Marqueiro, presidente da Câmara Municipal da Mealhada, adiantando querer evitar causar maiores transtornos a moradores, comerciantes e visitantes.

"As pedras colocadas no piso não suportam o trânsito pesado que ali passa e, por isso, terão de ser retiradas. Neste momento, apesar do turismo estar ainda muito em baixo, vamos fazer esta intervenção rápida e, depois, em setembro, a empresa retoma a obra, com os trabalhos definitivos", explica o autarca.

Também para muito breve está o lançamento a concurso do Parque de Estacionamento do Vale dos Castanheiros, junto a esta via, na entrada da vila. "O projeto de execução está pronto e podemos lançar a empreitada nos próximos dias", adianta Rui Marqueiro.  Esta obra está orçada em cerca de 400 mil euros. Trata-se de uma área com 5700 metros quadrados que garantirá estacionamento para ligeiros e pesados, em cerca de 2700 metros quadrados, sendo os restantes 3000 reservados para uma área verde e de lazer.

Câmara avança com intervenção na Extensão de Saúde do Luso

Outra das preocupações da autarquia tem que ver com a Extensão de Saúde do Luso. Fechada há cerca de três meses, inicialmente devido à situação de pandemia e, posteriormente, devido a infiltrações ao nível do telhado, Rui Marqueiro quer reabrir a Extensão de Saúde e vai, por isso, avançar, em conjunto com a Junta de Freguesia do Luso, com a reparação do telhado. "Uma vez que as autoridades de saúde dizem não ter verba para esta reparação, eu e o presidente da Junta do Luso chegámos a um acordo de suportarmos esta obra na proporção de 80% a Câmara e 20% a Junta. Decidimos por mãos à obra porque não podemos admitir que se pense sequer que a Extensão não abra no próximo inverno e que os habitantes do Luso, de cada vez que precisem de cuidados de saúde, tenham que ir à Pampilhosa. Isso não pode acontecer", assegura Rui Marqueiro, adiantando que a obra, que inclui também correções de iluminação, custará cerca de 20 mil euros.

Press - Ficheiro PDF Press Release - 23 julho 2020