Acordo de geminação com Millau (França) no prÓximo ano

29 outubro, 2009

Acordo de geminação com Millau (França) no prÓximo ano
A Câmara Municipal da Mealhada e o Comité de Jumelage de Millau ( França) acordaram que o processo de geminação entre as duas cidades deverá ficar concluído durante o prÓximo.

As datas para assinatura do acordo ainda não estão marcadas, em definitivo. Mas, durante uma reunião, que decorreu esta semana, na Câmara da Mealhada, ficou estabelecido que o protocolo será assinado, primeiro, na Mealhada, por ocasião da Feira do Artesanato do prÓximo ano. E, mais tarde, em França, por ocasião de uma visita de uma delegação da Mealhada a Millau.

Uma delegação do Comité de Jumelage (Comissão para as geminações) de Millau encontra-se, desde domingo, no concelho da Mealhada, para estabelecimento de contactos e exploração de possibilidades de cooperação a vários níveis: da Educação á Economia, passando pela Cultura e pelo Desporto.

Durante de trabalho a reunião na Câmara ficou, igualmente, acordado que a cidade de Millau deverá participar na Feira do Artesanato da Mealhada do prÓximo ano com uma mostra de produtos daquela região de França.

Os contactos entre as cidades de Millau e da Mealhada remontam a 2005 e têm-se traduzido numa série de visitas recíprocas, mas sem carácter institucional. Esta geminação com Millau, agora anunciada para o prÓximo ano, será a primeira da cidade da Mealhada com uma cidade estrangeira.

No concelho da Mealhada, a vila do Luso tem um protocolo de geminação com Contrexéville (França), a freguesia da Pampilhosa está geminada com Courcoury (França) e Vacariça com Chermignac (França).