"BipBip – Mealhada Bikesharing" é a designação do Sistema de Bicicletas Partilhadas de Mealhada

27 outubro, 2020

"BipBip – Mealhada Bikesharing" é a designação do  Sistema de Bicicletas Partilhadas de Mealhada

Estão encontradas a denominação e imagem do Sistema de Bicicletas Partilhadas de Mealhada.  A proposta escolhida, pelas centenas de pessoas que votaram, é a "BipeBipe – Mealhada Bikesharing".

A proposta vencedora conquistou 20,4 por cento dos 465 votos registados no website do Município, na fase de votação, que decorreu entre os dias 9 a 18 de outubro de 2020.

A proposta vencedora é da autoria de João Almeida, designer mealhadense de 34 anos, que se inspirou na famosa personagem dos desenhos animados Looney Tunes, conhecido por caminhar de uma forma rápida e silenciosa, assemelhando-se à prática de andar de bicicleta. Por outro lado, ao desconstruir a palavra BIPE, o designer associa a expressão "BipeBipe" às iniciais de "Bicicleta Partilhada".

O logótipo apresenta um design simples e de fácil leitura, ilustrando a "poeira" ou "vento" levantado pelo Looney Tunes. A cor – verde -  representa a cor do Município da Mealhada, mas é também conotada com natureza, saúde, liberdade, juventude e vitalidade.

Das diversas propostas a concurso há ainda duas menções honrosas atribuídas à "meGo – think green", a segunda proposta mais votada, da autoria de Miriam Vieira, Francisco Robalo, Helena Lourença e Daniel Assunção, e à proposta  "MeaBike-is your bike", a terceira mais votada,  da autoria de Ana Marques, Hélder Sousa,  Miriam Gomes, e Alexandre Ferreira.

O Concurso de Ideias para a Denominação e Layout da Bicicleta Partilhada de Mealhada é promovido pela Câmara Municipal de Mealhada no âmbito do "Mealhada Bike Lab – laboratório para a bicicleta" e é financiado pelo Fundo Ambiental, no âmbito do Aviso n.º 7779/2020.

Nota biográfica do vencedor

João Almeida tem 34 anos, é natural de Mealhada e designer. O seu percurso na área do design começou em 2001 na ARCA ETAC (Coimbra) no curso profissional de Design Industrial, seguindo, depois, a área de Design de Comunicação na Universidade ARCA EUAC,.

Já trabalhou em várias empresas de publicidade com renome nos concelhos de Mealhada, Mira, Águeda e Anadia, estando, neste momento, a trabalhar na empresa DeBastos, situada no Canedo (Pampilhosa). A nível individual, há mais de 10 anos que trabalha como freelancer, nomeadamende ao nível do design para escolas de samba.

Press - Ficheiro PDF Press Release - 27 outubro 2020