Ir para o conteúdo principal

Serviço de Ação Social vai ter "Balcão da Inclusão"

19 janeiro, 2021

Serviço de Ação Social vai ter "Balcão da Inclusão"

O Serviço de Ação Social vai passar a dispor de um "Balcão da Inclusão", um espaço para atendimento qualificado dos munícipes com deficiência, que resulta de um protocolo entre o Município da Mealhada e o Instituto Nacional para a Reabilitação (INR).

O protocolo prevê a concretização de um espaço físico dedicado ao atendimento dos munícipes com deficiência/ incapacidade e respetivas famílias, bem como dos técnicos de reabilitação e instituições que desenvolvem qualquer tipo de atividade neste domínio (reabilitação e participação), assegurando-lhes uma informação integrada sobre os direitos e benefícios e recursos existentes para a resolução dos problemas colocados.

O serviço deverá ser capaz de encaminhar os utentes e ter uma função de mediação junto dos serviços públicos e entidades privadas responsáveis pela resolução dos seus problemas, bem como desenvolver e valorizar as parcerias locais que permitam articular soluções de atendimento mais eficazes. Os objetivos passam também por divulgar junto dos serviços públicos, instituições e outras estruturas locais a apropriação e divulgação de boas práticas no atendimento do munícipe com deficiência/incapacidade.

Se ao INR cabe a disponibilização de ferramentas e da formação para os técnicos que venham a desempenhar funções no "Balcão da Inclusão", à Autarquia cabe a instalação física do mesmo, com espaço próprio e acessível, bem com os técnicos necessários e a cabal divulgação do espaço junto do público alvo.

A Câmara da Mealhada aprovou, na última reunião de Executivo Municipal, os termos do protocolo, com o presidente da Câmara, Rui Marqueiro, a explicar que "esta é uma mais-valia para os munícipes com deficiência, a ser integrada no Serviço de Ação Social" da Autarquia.

Press - Ficheiro PDF Press Release - 19 janeiro 2021






Notícias Relacionadas



Câmara da Mealhada aprova protocolos de financiamento para carnaval
12 dezembro, 2023

Câmara da Mealhada aprova protocolos de ...

A Câmara da Mealhada aprovou, em reunião de Executivo Municipal, o protocolo de financiamento para a próxima edição do Carnaval Luso-Brasileiro da ...