Ir para o conteúdo principal

Câmara da Mealhada apoia e assinala Hora do Planeta

05 março, 2021

Câmara da Mealhada apoia e assinala Hora do Planeta

A Câmara da Mealhada aprovou, por unanimidade, em reunião de Executivo Municipal, assinalar e apoiar a "Hora do Planeta", a iniciativa da organização global de conservação de natureza WWF, com medidas como a implementação do projeto piloto de bicicletas partilhadas. Dia 27 de março, entre as 20h30 e as 21h30, as luzes do edifício dos Paços do Concelho serão, simbolicamente, desligadas.

Ao ser signatário da declaração de compromisso da WWF, além do simbólico apagar de luzes, o município compromete-se a sensibilizar os munícipes, através das suas redes sociais digitais e físicas, para a atual situação de emergência climática e para as previsões de que Portugal será um dos países da União Europeia mais afetado pelos efeitos das alterações climáticas.  E assume, como principal medida para este ano, a implementação de um projeto piloto de bicicletas partilhadas, designado de "Bipe-Bipe Mealhada", financiado pelo Fundo Ambiental, no âmbito do Aviso n.º 7779/2020, como medida de promoção da educação e da mobilidade sustentável.

O Município de Mealhada decidiu posicionar-se como ator chave, no processo de adaptação e mitigação das alterações climáticas, ao subscrever o Pacto de Autarcas, a 29 de junho de 2018, e ao apresentar o seu Plano de Ação para o Clima e Energia Sustentável 2030, a 30 de setembro de 2020, onde elenca programas, medidas e metas para a mitigação e adaptação às alterações climáticas. Os municípios são considerados determinantes na adaptação e mitigação das alterações climáticas pelo conhecimento do território, que potencia uma intervenção local que torne os territórios mais resilientes e que contribui para moderar ou evitar danos e explorar oportunidades resultantes do cenário de alterações climáticas, uma vez que o desenvolvimento económico não se fará sem adaptação e mitigação.

A Hora do Planeta é um evento histórico da WWF, que une milhões de pessoas em todo o mundo para mostrarem o seu compromisso para com o planeta. Atualmente, o planeta enfrenta o duplo problema das alterações climáticas e da perda de biodiversidade, pelo que o maior movimento global pelo ambiente procura mobilizar cidadãos, empresas e governos para fazerem parte da discussão e das soluções necessárias para construir um futuro saudável e sustentável para o planeta e para todos. Este ano, o tema é "Água e Alterações Climáticas", alicerçado no conceito "Liga-te ao Planeta".

Começou como um evento simbólico de apagar de luzes em Sydney em 2007, e, atualmente, a Hora do Planeta, é celebrada em mais de 188 países e territórios como um momento global de solidariedade pelo planeta. Em 2020, aderiram 111 municípios portugueses à Hora do Planeta, entre os quais o Município de Mealhada.

Press - Ficheiro PDF Press Release - 05 março 2021






Notícias Relacionadas



Bosque Madiba recebeu árvore Ubuntu
20 julho, 2021

Bosque Madiba recebeu árvore Ubuntu

O Ubuntu Fest e as comemorações do Dia de Nelson Mandela, que decorreram, no domingo, na Mata Nacional do Bussaco, no concelho da Mealhada, culminaram ...