Ir para o conteúdo principal

Censos 2021 - Colabore com o INE

25 março, 2021

Censos 2021 - Colabore com o INE

O XVI Recenseamento Geral da População e o VI Recenseamento Geral da Habitação (CENSOS 2021) estão aí.

A exaustividade da recolha e do tratamento dos dados dos Censos conferem a esta operação um papel único no conhecimento do parque habitacional e da realidade demográfica, social e económica do país, a nível nacional, regional e local, produzindo também informações imprescindíveis para a definição de políticas públicas de desenvolvimento e para a tomada de decisões de investimento pelos sectores público e privado.

A operação inicia-se a 5 de abril com a distribuição pelo Recenseador, na caixa do correio, de uma carta com os códigos que permite a toda a população responder pela internet (ou telefone) a partir de 19 de abril e de preferência até ao dia 3 de maio.

Para mais informações consultar o espaço dos Censos 2021 no Portal do INE- censos.ine.pt

 

A decisão do Instituto Nacional de Estatística, I.P. (INE) de realização dos CENSOS surge após uma rigorosa análise e avaliação da viabilidade da operação, para a qual o INE definiu um Plano de Contingência de modo a garantir a qualidade da execução dos CENSOS e acautelar os riscos para a população, recenseadores e demais colaboradores que a operação comporta no atual contexto epidemiológico.

O Plano de Contingência para os Censos 2021 inclui, entre outras medidas, a observação de um estrito protocolo de saúde pública ao abrigo das regras de segurança emanadas pelas autoridades de saúde, o apoio das forças de segurança, uma estratégia que reforça a opção de resposta pela internet e o apoio à população através de uma linha telefónica, a possibilidade de resposta por telefone, e ainda o reforço dos mecanismos de controlo do trabalho de campo e de validação da informação recolhida num contexto de crise pandémica.