Câmara atribui 20 mil euros à Junta de Freguesia de Luso para aquisição de equipamento de limpeza e manutenção

09 abril, 2021

Câmara atribui 20 mil euros à Junta de Freguesia de Luso para aquisição de equipamento de  limpeza e manutenção

A Câmara Municipal da Mealhada aprovou, na última reunião do Executivo Municipal, a atribuição de um subsídio de 20 mil euros à Junta de Freguesia de Luso para a aquisição de uma máquina basculante (dumper), que servirá para auxiliar os funcionários na limpeza/manutenção de jardins, valetas e linhas de água e nas operações de proteção civil e socorro da população em situações de emergência.

Na opinião do presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Rui Marqueiro, "este é um equipamento fundamental no apoio às tarefas realizadas pelos trabalhadores da Junta de Freguesia de Luso, dada a importância de acautelar a limpeza/manutenção dos espaços e, desta forma, prevenir ou minimizar os efeitos, cada vez mais recorrentes, de catástrofes, ao nível de incêndios e condições climatéricas adversas".

Para a Junta de Freguesia de Luso, a aquisição traduzir-se-á num "reforço de peso para a equipa, capacitando-a, sempre que necessário, para intervir com rapidez e meios adequados, sendo também uma aposta clara na autonomia dos serviços".

Recorde-se que a Junta de Freguesia de Luso solicitou apoio financeiro à Câmara Municipal da Mealhada para a aquisição de um dumper 4X4, com pá frontal e um pequeno braço de retroescavadora, no âmbito do apoio às freguesias no quadro da promoção e salvaguarda do interesse da população, consagrado na Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro.

Na mesma reunião de Câmara, o executivo, liderado por Rui Marqueiro, aprovou a atribuição de uma verba de 20 mil euros a cada uma das freguesias - Barcouço, Casal Comba, Luso, Pampilhosa, Vacariça e União das Freguesias da Mealhada, Ventosa do Bairro e Antes - para reforço, ainda em 2021, da capacidade de prossecução das suas competências materiais, no valor total de 120 mil euros. A proposta vai agora ser submetida à Assembleia Municipal da Mealhada.

Press - Ficheiro PDF Press Release - 09 abril 2021