Ir para o conteúdo principal

Reforço da dotação comunitária do programa de apoio ao setor vitivinícola

28 junho, 2021

Reforço da dotação comunitária do programa de apoio ao setor vitivinícola

O Ministério da Agricultura vai aumentar em 4 milhões a dotação orçamental comunitária referente aos projetos submetidos no âmbito do concurso de apoio à promoção de vinhos, em mercados de países terceiros.
 
Segundo nota de imprensa da Associação de Municípios Portugueses do Vinho, "esta medida comunitária, aplicada por Portugal no quadro do programa nacional de apoio ao setor vitivinícola, contabilizou para o ano de 2021 uma intenção de investimento superior à dotação do aviso de abertura do concurso. Neste contexto, e de forma a garantir a elegibilidade das ações de promoção das candidaturas submetidas no Concurso nº 1/2021, o Ministério da Agricultura reforçou a dotação comunitária de 6 M€ para 10 M€".
 
Ainda de acordo com a mesma nota de imprensa, "o mês de abril de 2021 registou, à semelhança do mês de março, um comportamento muito positivo para as exportações nacionais em volume, valor e preço médio" e, "para este impacto positivo, contribuíram, de forma mais significativa, os mercados dos Estados Unidos, França e Alemanha. De salientar, ainda, o desempenho no mercado do Canadá, Bélgica, Países Baixos e Suíça, que registaram um crescimento nas vendas, em valor e no preço médio".