Ir para o conteúdo principal

Sistema de bicicleta partilhada "BipeBipe" já está ao dispor da comunidade

28 junho, 2021

Sistema de bicicleta partilhada "BipeBipe" já está ao dispor da comunidade

O sistema de bicicleta partilhada da Mealhada "BipeBipe" já está ao serviço da população. O processo é simples e gratuito: o utilizador deve registar-se, obter o seu cartão e, de seguida, pode usar as bicicletas. O cartão tem a validade máxima de um ano.

Neste momento, há duas as estações de parqueamento com bicicletas disponíveis: uma localizada junto à Câmara Municipal da Mealhada e outra junto ao Centro de Interpretação Ambiental, no Parque da Cidade da Mealhada. Para usar as Bipe -Bipe, o munícipe tem que fazer um registo - na secretaria da Câmara Municipal, no Posto de Turismo da Mealhada ou no Centro de Interpretação Ambiental - que lhe conferirá a atribuição de um cartão de utilizador que permite desbloquear a bicicleta nas duas estações de parqueamento. Cada utilização decorre por um período máximo de duas horas, seguido de 30 minutos de paragem obrigatória para nova utilização.

O sistema esteve em fase de teste, com utilização por parte dos alunos das escolas, mas passa agora para o uso de toda a comunidade.

Enquadrado nesta temática da mobilidade e no âmbito da Pacto de Autarcas 2030 e na Estratégia de mobilidade sustentável da Região de Coimbra, surgem as BipeBipe, que integra uma estratégia de sustentabilidade alargada que abrange várias vertentes: o uso de sistemas que permitem a diminuição do consumo de recursos e o aumento da eficácia da sua utilização; a exploração do conceito multimodal de deslocações urbanas com a otimização da utilização da bicicleta (deslocações mais amigas do ambiente); a mudança de estilos de vida; o conhecimento; o avanço tecnológico; a melhoria da qualidade ambiental de todos os cidadãos (local e globalmente).

"É um sistema piloto de bicicletas partilhadas que estamos a implementar no sentido de criar uma cidade para as pessoas, promovendo a utilização de meios de transporte mais amigos do ambiente e estilos de vida saudáveis. Se pudermos fazer pequenas deslocações e até dar passeios de bicicleta, porque não o haveremos de fazer?", sublinha Rui Marqueiro, apelando a que a população experimente as BipeBipe.

O sistema de bikesharing colaborativo, que envolve a autarquia, as escolas locais, as empresas, as associações, experts da bicicleta e a comunidade em geral, é uma iniciativa desenvolvida no âmbito do "Mealhada Bike Lab – laboratório da bicicleta", financiado pelo Fundo Ambiental no projeto "Mealhada +: educação, bicicleta e sustentabilidade".

Site Bipe-Bipe bipe.cm-mealhada.pt

Press - Ficheiro PDF Press Release - 28 junho 2021






Notícias Relacionadas



Mealhada já está a construir campo de alimentação de abelhas no luso
10 abril, 2024

Mealhada já está a construir campo de ...

Já estão no terreno os trabalhos para a criação do campo de alimento para abelhas, no Luso, junto ao Parque de Campismo. O objetivo é transformar ...