Ir para o conteúdo principal

Casa Municipal da Juventude e da Criatividade já abriu ao público em Ventosa do Bairro

06 outubro, 2021

Casa Municipal da Juventude e da Criatividade já abriu ao público em Ventosa do Bairro

A Casa Municipal da Juventude e da Criatividade (CMJC) da Mealhada já abriu portas ao público, no passado fim de semana. Direcionada para jovens, o novo espaço, localizado em Ventosa do Bairro, desafia a experimentação, a curiosidade e a criatividade através de novas tecnologias, jogos e realidade virtual.

Em termos de funcionalidade do edifício, a CMJC apresenta três áreas distintas: o Espaço Cocriativo de experimentação e criação tecnológica (com robôs, impressoras 3D e a laser); Área de Gaming (com vários jogos) e Espaço de Exposição Permanente e Experiência Tecnológica Interativa (com um jogo e um vídeo vocacionado para a sensibilização ambiental). A nova infraestrutura estará aberta a toda a população para visita, no período da tarde. Posteriormente, será implementado um plano de dinamização com workshops temáticos, dias abertos, competições de robótica e jogos de tabuleiro, entre outros, em articulação com os estabelecimentos de ensino e as associações do concelho da Mealhada.

"A avaliar pela reação dos primeiros jovens, esta é uma aposta ganha", afirmou Rui Marqueiro, presidente da Câmara da Mealhada, na cerimónia de inauguração que, para além de entidades oficiais como a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, contou com a presença de um grupo de jovens da Escola Profissional Vasconcellos Lebre. Jogaram, simularam criaram objetos em três dimensões, experienciaram atividades de realidade virtual imersiva e mistas, tiveram oportunidade de serem eles criadores de vídeo mapping.

A CMJC assume-se como um centro de informação, formação e dinamização de diferentes projetos e atividades, sendo também um espaço de integração, participação e desenvolvimento de atividades lúdico-formativas, que pretende promover e apoiar o desenvolvimento humano, social e cultural dos jovens. Visa promover, apoiar, dinamizar e valorizar as iniciativas dos jovens do concelho, disponibilizando um equipamento que pretende criar diversos projetos de cariz criativo, tecnológico, educativo, social e cultural, de acordo com os gostos e apetências dos jovens, no sentido da sua participação, aproximação, valorização e empoderamento. 

Press - Ficheiro PDF Press Release - outubro






Notícias Relacionadas



"Comunica-te Jovem!" desperta consciências para o tráfico de seres humanos
26 fevereiro, 2024

"Comunica-te Jovem!" desperta consciênc

Trinta jovens do concelho da Mealhada juntaram-se à volta de mesas de café com o intuito de despertar consciências para o tráfico de seres humanos, ...
"Carnaval de Palmo e Meio" leva um milhar de crianças às ruas da Mealhada este domingo
29 janeiro, 2024

"Carnaval de Palmo e Meio" leva um milha

O Carnaval de Palmo e Meio leva um milhar de crianças a desfilar na tarde de domingo, 4 de fevereiro, pelas ruas da cidade da Mealhada, antecipando ...