Mealhada mostra 4 Maravilhas da Mesa no Festival Nacional de Gastronomia de Santarém

23 novembro, 2021

A marca "Água | Pão | Vinho | Leitão. As 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada" marcou presença no 40º Festival Nacional de Gastronomia de Santarém, que decorre até domingo. A participação do Município neste tipo de certames vai intensificar-se com o objetivo de dar a conhecer a Mealhada como destino enogastronómico.

A Mealhada levou para Santarém os ícones das 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada: a água mineral do Luso, com a leveza (pouco mineralizada) que a tornou líder de mercado no nosso país, o pão da Mealhada, famoso pelos seus quatro bicos e por continuar a ser confecionado de forma tradicional ("benzido" e cozido, em forno de lenha), o vinho da Bairrada, encorpado e com predominância das castas consagradas ao longo dos anos (Baga, Touriga Nacional e Syrah), e o leitão, o símbolo maior da Mealhada, que marca toda a restauração do concelho, iguaria cheia de preceitos que vão desde a escolha da espécie à própria confeção.

"Pretendemos reposicionar a marca 4 Maravilhadas da Mesa da Mealhada, relançando-a, divulgando os nossos produtores e produtos próprios. O nosso objetivo é afirmar a Mealhada como destino enogastronómico e, para isso, vamos intensificar a presença em diversos certames e eventos, sublinha Filomena Pinheiro, vice-presidente da Câmara Municipal da Mealhada, com o pelouro do turismo, explicando ainda que conta com os aderentes à marca para esta aposta na promoção nacional, num modelo de rotatividade. Neste festival, coube ao restaurante "O Castiço" a representação do Município.

A participação da Mealhada decorreu no espaço da Associação de Municípios Portugueses do Vinho, entidade que convidou o Município, juntamente com a Autarquia de Santarém.

A próxima iniciativa em que o Município marcará presença será o primeiro encontro "Raia Business, Cultura e Negócios", uma iniciativa da Câmara de Comércio da Região das Beiras em parceria com a associação de desenvolvimento regional, Territórios do Côa e Câmara de Comércio de Cáceres, que se vai realiza, de 3 a 5 de dezembro, no Alambique d?Ouro Hotel Resorts & Spa - Fundão.

Água | Pão | Vinho | Leitão

A marca "Água | Pão | Vinho | Leitão. As 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada" foi criada pela Câmara Municipal, em 2007, com o intuito de valorizar e promover os quatro ícones gastronómicos de referência do concelho. A marca pretende garantir ao consumidor a autenticidade, tradição e qualidade destes quatro produtos, distanciando-os de outros que não são mais do que meras reproduções. Ao encontrar as insígnias da marca, o consumidor tem a garantia que encontrará à sua mesa uma boa água, um bom vinho, o pão mais genuíno e melhor leitão do país.

Press - Ficheiro PDF Press Release - 23 novembro 2021