Concelho da Mealhada "veste-se" de Natal com mercadinhos e animação do comércio local

07 dezembro, 2021

O concelho da Mealhada vai "vestir-se" de Natal. A ideia é trazer o espírito de Natal para as ruas e, assim, apelar ao consumo local, seja no comércio tradicional, seja nos mercadinhos que vão realizar-se na cidade, mas também nas diversas freguesias, que terão enfeites alusivos à época, nomeadamente um baloiço de Natal.

O vermelho, o amarelo e o verde marcarão, certamente, o tom das ruas do centro da Mealhada e os centros das freguesias. Azevinhos, bolas, estrelas, todos os ícones que conferem a esta quadra uma magia inigualável estarão presentes, aqui e ali, muitos deles feitos à mão por gente da terra que se envolveu nesta tarefa de engalanar o Município.

De 10 a 26 de dezembro, o Jardim Municipal transforma-se para receber os motivos natalícios: o boneco de neve e, como não podia deixar de ser, a Casa do Pai Natal, que será o epicentro da animação com algumas surpresas. Na Biblioteca estará patente uma exposição de "Casinhas de Natal" e a cidade terá diversos Mercadinhos de Natal. Do programa constam ainda a "Noite Viva", em que pequenos espetáculos entram dentro das lojas e estabelecimentos locais, a peça "Pernoita de Massena, do programa "Invasões Francesas – Encruzilhada do Bussaco", no dia 18 de dezembro, e a chegada do Pai Natal Motard à sua casa, no dia 19 de dezembro. Em cada freguesia haverá decorações e um baloiço de Natal, bem como um Mercadinho. Todas as freguesias serão visitadas pelo desfile de Pai Natal, no dia 19 de dezembro.

A programação de Natal do Município centra-se na animação das ruas com o objetivo de "criar um ambiente de alegria e de proximidade que propicie as compras localmente. Na Mealhada, no Luso, na Pampilhosa, na Vacariça, em Casal Comba ou em Barcouço, queremos que as pessoas contem umas com as outras, se revejam na sua comunidade e sintam que estão a contribuir para que tenhamos todos uma quadra mais rica", sublinha António Jorge Franco, presidente da Câmara da Mealhada.

Ponto alto da programação será o Concerto de Natal, pelo Ensemble Vocal e Instrumental da Orquestra Clássica do Centro, dia 21 de dezembro, no Cineteatro Messias, com entradas gratuitas. Já no início de 2022, destaque para o concerto de Ano Novo, dia 9 de janeiro, às 17h, no Cineteatro Messias.

10 de dezembro
Iluminação de Natal l (19h30)
Luso l Fogo de Artifício que marca o início das festividades

11 de dezembro
Luso l Mercadinho de Natal (10h>16h)

11 de dezembro
Mealhada l Noite Viva (18h>23h)
Noite em que grupos de atores atuam nas lojas surpreendendo os clientes.

12 de dezembro
Pampilhosa l Mercadinho de Natal (10>16h)

12 de dezembro
Casal Comba l Mercadinho do Associativismo (10>13h)