Desporto é pilar de desenvolvimento da Mealhada

18 fevereiro, 2022

Desporto é pilar de desenvolvimento da Mealhada

"O desporto é um pilar estratégico de desenvolvimento estruturado e integrado do Município da Mealhada", afirmou Filomena Pinheiro, vice-presidente da Câmara Municipal da Mealhada, esta manhã, na cerimónia de abertura do seminário "O desporto precisa de todos. Como?", que decorre durante todo o dia no Cineteatro Messias.

"O desporto é motor de desenvolvimento económico do concelho na medida em que, tirando partido das excelentes infraestruturas desportivas municipais – temos um pavilhão em cada freguesia, piscinas, centro de estágios -, conseguimos atrair e acolher eventos desportivos de grande importância. Por tudo isto, encaramos o desporto no sentido lato: é saúde, é economia, é turismo, é lazer, é bem-estar da comunidade", explicou Filomena Pinheiro, recordando que em 2001 a Câmara da Mealhada terá sido pioneira na introdução da atividade física no currículo dos alunos do concelho. "Fizemos um grande trabalho de sensibilização de pais, professores e até da DREC, que teve que dar o seu aval, e colocámos os alunos a irem aos nossos equipamentos desportivos, assegurando a autarquia este transporte. É esta a importância que damos ao desporto e à atividade física", reiterou.

O seminário, que conta com mais de 250 pessoas inscritas, tem como objetivo traçar o perfil atual do setor do desporto e alinhavar estratégias e orientações para o futuro, analisando as suas potencialidades e impactos noutras áreas sociedade, da economia, à educação e à qualidade de vida.

Ao longo de todo o dia, os diversos painéis de oradores debatem temáticas como a relação do desporto e da educação física com as autarquias, o sistema desportivo e a competição, a relação do desporto com a comunidade e a saúde, mas também com a economia a promoção dos territórios. Entre os oradores convidados estão académicos, como Jorge Bento, professor catedrático jubilado da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, a quem coube a conferência de abertura, e Manuel João Coelho e Silva, professor da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, encarregue da conferência de encerramento, ao final da tarde. Ainda do quadrante académico, participam Raul Martins, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, da Universidade de Coimbra, Pedro Morouço, diretor da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria, Abel Santos, da Escola Superior de Desporto de Rio Maior, António Silva, professor catedrático da Universidade da UTAD e Fernando Tenreiro, da Universidade Lusíada de Lisboa.

Participam ainda selecionadores e dirigentes, como Paulo Pereira, selecionador Nacional de Andebol, Jorge Vieira, presidente da Federação Portuguesa de Atletismo e António Silva, presidente da Federação Portuguesa de Natação, autarcas e representantes de diversas instituições que atuam nas diversas vertentes do desporto.

Mealhada, 18 de fevereiro de 2022

Press - Ficheiro PDF Press Release - 18 fevereiro 2022