Dia da Proteção Civil assinalado com garantia de novo fardamento para equipas de intervenção permanente

02 março, 2022

O presidente da Câmara da Mealhada assinalou o Dia Internacional da Proteção Civil, que se comemora hoje, 1 de março, com a visita às duas corporações de bombeiros do concelho – Mealhada e Pampilhosa -, ouvindo as suas necessidades e adiantando que a Autarquia irá financiar o novo fardamento das quatro Equipas de Intervenção Permanente (EIP) existentes.

A visita às duas corporações do concelho – Bombeiros Voluntários da Mealhada e Bombeiros Voluntários da Pampilhosa – foi "para reconhecimento do serviço prestado às populações, pelo empenho de tantos homens e mulheres que escolheram uma profissão difícil de entrega e de proteção da comunidade", sublinhou o presidente da Câmara da Mealhada.

António Jorge Franco anunciou ainda que levará à próxima reunião de câmara a proposta de dotar as EIP de novo equipamento/ fardamento. "É importante que as corporações saibam que têm no Município um parceiro e a disponibilidade de apoio sempre que tal for possível", afirmou.

Ambas as corporações contam com duas EIPS, equipas de bombeiros profissionais focados na intervenção inicial de socorro, criadas em 2009 e em 2021.

Estas equipas resultam da celebração de protocolos entre as associações de bombeiros, a Câmara Municipal da Mealhada e a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC). Aos bombeiros cabe a gestão e recrutamento dos profissionais, enquanto a Autarquia e a ANEPC partilham o custo dos salários destes profissionais. "São equipas essenciais que garantem que este trabalho inicial de socorro não é feito por voluntários, estando as populações cobertas em termos de socorro num horário alargado", explica Nuno Canilho, presidente da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Mealhada.

Press - Ficheiro PDF Press Release - 01 março 2022