Ir para o conteúdo principal

Dia da Proteção Civil assinalado com garantia de novo fardamento para equipas de intervenção permanente

02 março, 2022

Dia da Proteção Civil assinalado com garantia de novo fardamento para equipas de intervenção permanente

O presidente da Câmara da Mealhada assinalou o Dia Internacional da Proteção Civil, que se comemora hoje, 1 de março, com a visita às duas corporações de bombeiros do concelho – Mealhada e Pampilhosa -, ouvindo as suas necessidades e adiantando que a Autarquia irá financiar o novo fardamento das quatro Equipas de Intervenção Permanente (EIP) existentes.

A visita às duas corporações do concelho – Bombeiros Voluntários da Mealhada e Bombeiros Voluntários da Pampilhosa – foi "para reconhecimento do serviço prestado às populações, pelo empenho de tantos homens e mulheres que escolheram uma profissão difícil de entrega e de proteção da comunidade", sublinhou o presidente da Câmara da Mealhada.

António Jorge Franco anunciou ainda que levará à próxima reunião de câmara a proposta de dotar as EIP de novo equipamento/ fardamento. "É importante que as corporações saibam que têm no Município um parceiro e a disponibilidade de apoio sempre que tal for possível", afirmou.

Ambas as corporações contam com duas EIPS, equipas de bombeiros profissionais focados na intervenção inicial de socorro, criadas em 2009 e em 2021.

Estas equipas resultam da celebração de protocolos entre as associações de bombeiros, a Câmara Municipal da Mealhada e a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC). Aos bombeiros cabe a gestão e recrutamento dos profissionais, enquanto a Autarquia e a ANEPC partilham o custo dos salários destes profissionais. "São equipas essenciais que garantem que este trabalho inicial de socorro não é feito por voluntários, estando as populações cobertas em termos de socorro num horário alargado", explica Nuno Canilho, presidente da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Mealhada.

Press - Ficheiro PDF Press Release - 01 março 2022






Notícias Relacionadas



Feira de Artesanato e Gastronomia – Mealhada 2022 termina domingo ao som do fado de Cuca Roseta
08 junho, 2022

Feira de Artesanato e Gastronomia – ...

Os últimos dias da Feira de Artesanato e Gastronomia da Mealhada – 2022 serão de intensa e diversificada atividade. Além dos concertos – e ...
Feira de Artesanato e Gastronomia – Mealhada 2022 regista enchente no primeiro fim de semana
06 junho, 2022

Feira de Artesanato e Gastronomia – ...

O primeiro fim de semana da Feira de Artesanato – Mealhada 2022 foi marcado pelo clima de festa em todo o recinto. À inauguração, que contou com ...