Ir para o conteúdo principal

Câmara apoia bombeiros com 26 mil euros para equipamentos de proteção individual

07 março, 2022

Câmara apoia bombeiros com 26 mil euros para equipamentos de proteção individual

A Câmara da Mealhada aprovou, por unanimidade, em reunião de Executivo Municipal, a atribuição de um apoio de 26 mil euros às duas corporações de bombeiros do concelho, destinados à aquisição de equipamentos de proteção individual.

O executivo aprovou a atribuição de 13 mil euros à Associação Humanitária dos Bombeiros da Mealhada e de igual montante à Associação Humanitária dos Bombeiros da Pampilhosa. Em ambas as corporações existem duas Equipas de Intervenção Permanente (EIP), criadas em 2009 e 2021, sendo estas as equipas que asseguram, praticamente em permanência, o socorro inicial às populações.

Estas equipas resultam da celebração de protocolos entre as associações de bombeiros, a Câmara Municipal da Mealhada e a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC). Aos bombeiros cabe a gestão e recrutamento dos profissionais, enquanto a Autarquia e a ANEPC partilham o custo dos salários destes profissionais.

Na mesma reunião de Câmara foi aprovada a aquisição dos terrenos da Companhia de Cerâmica das Devezas, S.A.R.L., na Pampilhosa, por 1 euro. A 17 de junho de 2021, o Município de Mealhada foi contactado pela presidente do Conselho de Administração da Companhia de Cerâmica das Devezas, Teresa Tamagnini, que manifestou a intenção de proceder à doação de vários terrenos à Autarquia. Em 20 de setembro de 2021, foi deliberado, por unanimidade, aceitar a mencionada doação, mas a Companhia veio, posteriormente, solicitar que a doação fosse substituída por uma venda por 1 euro.

Trata-se de uma área de terrenos alargada, junto à Estação da Pampilhosa, onde subsistem ruínas da icónica cerâmica que marcou toda a vivência da vila da Pampilhosa no início do século XX.

O Executivo Municipal aprovou ainda a dispensa do pagamento das taxas de instalação e funcionamento de recinto itinerantes solicitada pelo Circo Vítor Hugo Cardinali, possibilitando que o Circo se instale na Mealhada de 22 a 30 de março.

Press - Ficheiro PDF Press Release - 07 março 2022






Notícias Relacionadas



Câmara da Mealhada aumenta quantidade e abrangência de bolsas de estudo e de mérito
30 junho, 2022

Câmara da Mealhada aumenta quantidade e ...

As alterações aprovadas na última reunião da Câmara da Mealhada aos regulamentos das bolsas de estudo (mérito/ensino secundário e superior) passam a ...