Mealhada integra Rede de Municípios Amigos dos Imigrantes e da Diversidade

11 março, 2022

Mealhada integra Rede de Municípios Amigos dos Imigrantes e da Diversidade

O Município da Mealhada é um dos aderentes à Rede de Municípios Amigos dos Imigrantes e da Diversidade (RMAD), uma rede constituída pelo Alto Comissariado para as Migrações para a implementação de políticas locais estruturantes e sustentáveis nos processos de acolhimento e integração dos imigrantes.

A RMAD é uma rede pioneira na conceção, implementação e avaliação de políticas locais estruturantes e sustentáveis, tendo por base planos municipais transversais ao processo de acolhimento e integração dos imigrantes ao nível local, assentes no diagnóstico real das suas necessidades.

Esta rede, que Integra cerca de uma centena de municípios de norte a sul do país e regiões autónomas, tem por base recomendações resultantes da Agenda Comum para a Integração de cidadãos naturais de países terceiros (NPT) no que respeita à valorização das políticas de integração a nível local, melhoria da cooperação entre os diferentes níveis de governância - nacional, regional e local - e promoção da monitorização dos serviços e políticas desenvolvidas aos diferentes níveis

O Município da Mealhada dispõe de um Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes (CLAII), que proporciona respostas locais articuladas de esclarecimento, acolhimento e integração das comunidades imigrantes.

A sua intervenção passa por prestar informação e aconselhamento aos imigrantes sobre legalização, acesso à saúde, educação, trabalho, nacionalidade e retorno voluntário, e por acompanhamento social.

CLAII

Rua Dr. José Cerveira Lebre, n.º 31