Ir para o conteúdo principal

Antigo Lavadouro de Luso vai ser transformado em espaço museológico dedicado ao automóvel

27 abril, 2022

Antigo Lavadouro de Luso vai ser transformado em espaço museológico dedicado ao automóvel

O Antigo Lavadouro da Vila de Luso vai ser objeto de uma obra de reabilitação que terá um custo estimado de 140 mil euros + IVA. O edifício, entregue à Câmara Municipal da Mealhada pela Junta de Freguesia de Luso, por um período de 10 anos renováveis, já tem projeto executado, estando em curso a apresentação de candidatura para execução da obra.

Com uma área de 242.87m2, o Antigo Lavadouro da Vila de Luso, situado junto ao lago de Luso e ao Pavilhão Gimnodesportivo, outrora lugar de encontro, onde as pessoas trabalhavam na limpeza das suas roupas e utensílios, vai ser reabilitado com a atribuição de um uso turístico e de promoção, ao mesmo tempo que os habitantes vão poder continuar a usá-lo.

O objetivo da intervenção será atribuir-lhe uma função não só de espaço museológico, relacionado com o automóvel na vila de Luso, mas também um lugar para acolher várias exposições itinerantes. Paralelamente, e aproveitando toda a estrutura construída, o espaço de lavadouro, ainda em funcionamento, vai ser reabilitado, passando a ter mais condições e maior segurança.

O edifício será organizado em duas entradas independentes: uma entrada para o atual espaço de lavadouro, criando-se, para tal, uma rampa de acesso direto ao espaço, onde se localizam os tanques, e uma entrada para o espaço museológico e de exposição, que comunicará internamente com um local administrativo, o espólio e o pátio central exterior. A intervenção recairá, para além da composição espacial interior, numa recuperação integral de toda a envolvência, desde a cobertura até ao pavimento, passando pelas paredes existentes.

"Intervir neste local e manter toda a sua traça original será a pretensão principal desta intervenção, garantindo, assim, uma linguagem arquitetónica também de referência para um ponto turístico que pode e deverá ser visitado por todos, ocupando cada canto do seu edificado e dando a todos a alegria da história do automóvel na vila", explica António Jorge Franco, presidente da Câmara Municipal da Mealhada.

Atualmente o Antigo Lavadouro mantém toda a sua essência inicial, mas com uma ocupação débil e escassa. É, hoje, um espaço devoluto, com ausência de movimento. Das dezenas de tanques que ali existiam, "sobrevivem" apenas nove unidades que ainda executam as suas funções e são atualmente utilizados.

Considerando fundamental dar um uso útil a cada edifício devoluto, tornando-o essencial para o desenvolvimento do lugar, da sua história e das suas gentes, o executivo municipal entendeu dar uma vertente turística ao Antigo Lavadouro, com base no pressuposto de que a vila de Luso reúne um conjunto de referências "ícone" que, ao longo dos anos, são recordadas como um exemplo de cultura, saúde e lazer. Entre muitas outras referências, nos anos 80, momento em que a Serra do Bussaco foi palco do reconhecido Rally TAP Portugal (atual Rally de Portugal), o automóvel começou a ficar enraizado neste local.  Com o passar dos anos, a história do automóvel, que se foi mantendo, foi enaltecida e ainda mais valorizada. Inúmeras provas foram criadas, até aos dias hoje, e muitas pessoas foram recordando a história do automóvel como uma presença assídua na vila de Luso e no Bussaco. O Luso é já uma referência automobilística nacional e internacional, pelas reedições de antigas provas lendárias que hoje fazem parte do calendário desportivo, nomeadamente o Rally Legends.

Press - Ficheiro PDF Press Release - 27 abril 2022






Notícias Relacionadas