Câmara da Mealhada anuncia Provedor do Munícipe

26 maio, 2022

Câmara da Mealhada anuncia Provedor do Munícipe

A Câmara da Mealhada assinalou, esta tarde, o Dia do Município com o anúncio da criação da figura do Provedor do Munícipe, e a assinatura de um protocolo de cooperação com a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, que permitirá ao Município receber reclusos de profissões técnicas específicas - jardineiros, carpinteiros, eletricistas – que rareiam no mercado de trabalho.

"O provedor do munícipe é um conceito que defendemos há muito e que julgamos crucial para o exercício de um poder autárquico de proximidade e defesa das populações", afirmou o presidente da Câmara Municipal da Mealhada.

António Jorge Franco sublinhou que este será um processo independente que será conduzido por Júlio Penetra, personalidade que foi convidada para liderar a equipa de trabalho que terá como missão apresentar o nome do futuro provedor. "Não sou eu, presidente, não somos nós, Executivo, que vamos escolher o Provedor do Munícipe da Mealhada. O senhor Júlio Penetra irá constituir uma equipa de trabalho e será esta equipa a propor, de forma independente, o nome de tão elevada e importante figura à Câmara Municipal e à Assembleia Municipal da Mealhada", referiu o autarca.

Júlio Penetra assumiu a missão de "coordenar este projeto de democracia participativa", referindo que "este será, em primeiro lugar, um compromisso com os munícipes". "Julgamos que será um projeto exigente e de cooperação com vista à maior intervenção do munícipe na vida pública. Esperamos que estimule a interação com o poder autárquico, que seja de utilização simples, acessível, prática e, sobretudo, consequente. Contamos que ajude os munícipes e contribua para melhorar as párticas nos serviços", referiu.

Outro ponto alto das cerimónias foi a assinatura do protocolo de Cooperação entre o Município da Mealhada e a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais. Através deste, alguns reclusos irão trabalhar no concelho da Mealhada em áreas técnicas em que o Município tem dificuldade em contratar profissionais, nomeadamente jardineiros, eletricistas, canalizadores. "É um enorme regozijo ver que o atual Executivo retoma um protocolo que já existiu na Mealhada com excelentes resultados. No passado, os reclusos que trabalharam, quer aqui, quer na Fundação Mata do Bussaco, eram excelentes profissionais e criaram ótimas relações com os munícipes e com os trabalhadores municipais", afirmou Carlos Cabral, presidente da Assembleia Municipal da Mealhada.

Também Rómulo Mateus, diretor-geral de Reinserção e Serviços Prisionais, saudou a "abertura e colaboração do Município na reinserção social, sublinhando que dos cerca de 12 mil reclusos, pouco mais de 100 tem a possibilidade de trabalho no exterior, após um exaustivo e rigoroso trabalho de avaliação".

"Esta iniciativa é uma reedição, fez-se no passado e com ganhos muito positivos para todos os envolvidos. Há, inclusive, casos de pessoas que viram reconhecido o seu profissionalismo e ficaram a trabalhar no nosso concelho e há até outros casos de pessoas que por aqui fizeram vida e constituíram famílias após o cumprimento da pena. E são estas as vivências que desejamos que se repitam", sublinhou o presidente da Câmara da Mealhada.

Nesta cerimónia do Dia do Município, António Jorge Franco não quis deixar de fora os funcionários autárquicos. "Quero agradecer aos funcionários que fazem parte de uma equipa de trabalho dedicada e proativa. Temos uma equipa de colaboradores responsáveis, disponíveis e encontram em mim um amigo que estará ao lado do trabalhador", sublinhou o autarca.

O Dia do Município contou com o concerto da "Orquestra Clássica do Centro, e com as atuações da Oficina de Música da EB2 da Mealhada e a recriação da Romaria da Ascensão pelo Gedepa. Durante todo o dia realizou-se a Romaria da Ascensão na Mata Nacional do Bussaco.

Press - Ficheiro PDF Press Release - 26 maio 2022