Feira de Artesanato e Gastronomia – Mealhada 2022 termina domingo ao som do fado de Cuca Roseta

08 junho, 2022

Os últimos dias da Feira de Artesanato e Gastronomia da Mealhada – 2022 serão de intensa e diversificada atividade. Além dos concertos – e do espetáculo de encerramento, domingo (12 de junho) com Cuca Roseta -, realiza-se, dia 10 de junho, a tradicional Prova 3 Milhas da Mealhada, e uma comemoração alusiva ao Dia de Portugal. Para estes dias, estão programadas conversas com jovens, apresentações dos embaixadores da Zona 231, workshops e a caminhada da Liga Portuguesa contra o Cancro, dia 12 de junho.

A Feira de Artesanato e Gastronomia – Mealhada 2022, com o aproximar do fim de semana comprido, devido ao feriado do Dia de Portugal, entra numa fase de intensa atividade, aguardando-se, novamente, centenas de pessoas no Jardim Municipal da Mealhada.

Esta quinta-feira (9 de junho), o Palco Cineteatro Messias conta com o espetáculo de António Calvário e convidados, seguindo-se a surpreendente atuação de Pedro Batalha, que traz ritmos latinos ao certame, acompanhado de um considerável grupo de bailarinas. No palco Juventude estará o dj Rheitor. Em termos de animação noturna, dia 10 de junho destacam-se as atuações de Spice Jam, PAMA e dj Mendes. Dia 11, abre-se espaço para uma peça de teatro satírico seguida da atuação da banda de rock Electrik Band e do dj Dário Costa. No dia 12, Francisco Saldanha e Cuca Roseta encerram o certame.

Além dos concertos noturnos, o Palco Coletividades, durante a tarde, conta com todo o tipo de manifestações culturais, desde a dança ao teatro, da música ao folclore e ao samba.

DIA DE PORTUGAL

A tradicional prova de Atletismo 3 Milhas da Mealhada regressa, após dois anos de interregno, na manhã do feriado de 10 de junho. Centenas de participantes irão percorrer um percurso em torno do núcleo urbano da Mealhada, numa verdadeira festa do desporto.

Também neste dia, a Feira de Artesanato e Gastronomia abre espaço para uma comemoração alusiva ao Dia de Portugal, contando com as presenças dos Professores Doutores Reis de Torgal e Maria Alegria Marques, que abordarão temas como "Portugalidade", e "Mealhada, encruzilhada de caminhos económicos", respetivamente. Esta conversa será acompanhada pelo presidente da Câmara da Mealhada, António Jorge Franco, e pelo vereador Hugo Silva, que abordarão as potencialidades de futuro do concelho.

JUVENTUDE APRESENTA EMBAIXADORES

Na Zona 231, área dedicada à juventude, onde os jovens podem ter experiências de realidade virtual, usar impressoras 3D, usufruir da área de PC Gaming e Arcade Gaming, jogos de setas e jogos de tabuleiros, realizam-se ainda workshops e conversas com os jovens com temas como as dificuldades da vida adulta, as associações juvenis e o desporto federado. Ponto alto desta área será a apresentação dos embaixadores da Juventude, dia 11, pelas 22h. Dois jovens bem conhecidos do concelho irão dar a cara pelo novo projeto da Juventude que o município esta a desenvolver e que dará origem às linhas estratégicas das políticas neste setor. Jovens e população em geral são convidados a participar na criação de um Tiktok que será o hino da Juventude. Bem próximo desta área está a zona de diversões, que faz as delícias das crianças e jovens, e zona de street food.

No dia 12 de junho, o dia começa com centenas de pessoas a caminharem por uma causa, realizando-se a já habitual Caminhada da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Todos os dias, as centenas de visitantes distribuem-se pelas diversas áreas de feira: o artesanato ao centro, com trabalhos em estanho, tecido, madeira, couro, tecelagem, empalhamento de garrafões, cestaria, bordados, cerâmica e pirogravura; e as tasquinhas dinamizadas por várias coletividades do concelho onde as iguarias tradicionais são diversas, do leitão à cabidela, da chanfana aos negalhos.

4 MARAVILHAS DA MESA DA MEALHADA CONVIDAM À DESCONTRAÇÃO

A área 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada procura ser a porta de entrada da Feira de Artesanato e Gastronomia – Mealhada 2022, seja para uma bebida de início ou fim de tarde, seja para uma conversa já pela noite dentro. Nesta esplanada, dinamizada pela Escola Profissional Vasconcellos Lebre, os visitantes são convidados a degustar os ícones que constituem a marca 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada: água, pão, vinho e leitão.

O espaço tem ainda animação temática, com sorteios diários de vinhos e espumantes, sorteio temático do produtor Milheiro Selas, animações de teatro "O Castiço", venda diária de pão da Mealhada (15h00) e, no dia 11 de junho, a palestra "Vamos descobrir as Maravilhas por detrás das Maravilhas" - Gastronomia da região - Passado, presente e futuro, por Olga Cavaleiro, presidente da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, pelas 18h.

"Acreditamos que estes últimos dias serão de festa para os mealhadenses e para quem nos visita. Julgamos ter um espaço apelativo e diversificado, pelo que fica o convite a visitarem a Feira de Artesanato e Gastronomia – Mealhada – 2022", sublinha António Jorge Franco, presidente da Câmara da Mealhada.

Press - Ficheiro PDF Press Release - 08 junho 2022