Empresa da Mealhada alcança prémio "gazela" pela segunda vez

24 junho, 2022

Empresa da Mealhada alcança prémio "gazela" pela segunda vez

A Mealhada tem, novamente este ano, uma empresa "gazela" no concelho, integrando a lista das 17 existentes na Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM - RC). Nélia Sousa Unipessoal, Lda, de Barcouço, conquistou esta distinção, que é atribuída às empresas jovens que, num curto espaço de tempo, apresentaram um crescimento acelerado no emprego e no volume de negócios.

No concelho da Mealhada, a distinção alcançada pela empresa Nélia Sousa Unipessoal, Lda. já não é uma estreia. Em 2020, a mesma empresa conquistou o título de "gazela", atribuído pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC). Trata-se de uma empresa com nove anos de existência, que se dedica à reparação e manutenção de locomotivas, metros, vagões e seus similares, prestação de serviços de manutenção industrial, máquinas e equipamentos e reparação e manutenção de equipamento elétrico relacionados com as atividades.

Para Nélia Sousa, representante da empresa de Barcouço, esta distinção confere, uma vez mais, "visibilidade, assim como firmeza e consistência em termos bancários, demonstrando que o trabalho, a persistência e a coragem acabam por dar frutos e provando, também, que é possível uma empresa ter os melhores anos em tempo de pandemia".

"É um orgulho termos uma empresa do concelho a conquistar, pela segunda vez, o selo de «gazela». Esta é a prova de que temos um tecido empresarial dinâmico e capaz de gerar novos negócios, mais riqueza e mais emprego, mesmo num contexto socioeconómico adverso como foi o dos últimos anos, que exigiu muita resiliência da parte dos empresários", sublinhou António Jorge Franco, presidente da Câmara Municipal da Mealhada.

Segundo dados da CCDRC, estas dezassete empresas "gazela", existentes em 11 dos 19 municípios da CIM – RC, registaram um elevado potencial para gerar novos posto de trabalho, tendo quadruplicado o seu número de trabalhadores e visto crescer o seu volume de negócios cerca de nove vezes, durante o período de 2017 a 2020. Para além da Mealhada, os municípios de Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Montemor-o-Velho, Mortágua, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova e Soure têm igualmente uma empresa "gazela". Outras seis estão localizadas no concelho de Coimbra e duas em Cantanhede.

Doze das dezassete empresas são de pequena dimensão, quatro são microempresas e apenas uma é de grande dimensão. São empresas ligadas à indústria transformadora, ao setor da construção, às atividades de informação e comunicação, de consultoria, científicas e técnicas, comércio, indústria extrativa e transportes e armazenagem.

A empresa da Mealhada e as restantes já foram homenageadas pela CCDR, numa cerimónia em que esteve presente Nélia Sousa, acompanhada pelo vereador das empresas e iniciativa privada da Câmara Municipal da Mealhada, Hugo Silva.

Press - Ficheiro PDF Press Release - 24 junho 2022