Ir para o conteúdo principal

Mealhada é "capital" de dança este fim de semana

01 julho, 2022

Mealhada é "capital" de dança este fim de semana

A competição nacional "Portugal a Dançar", que decorre este fim de semana na Mealhada, vai ter cerca de 200 bailarinos a competir, vindos dos distritos de Aveiro, Coimbra e Porto, e 90 participantes nos workshops, anunciou Bruno Mourato, diretor do concurso, na conferência de imprensa que se realizou, hoje, no Cineteatro Messias.

A competição de dança totalmente criada em Portugal começa, hoje, no Pavilhão Municipal da Pampilhosa, com a primeira eliminatória, arrancando, amanhã, a segunda, seguida de três workshops dados por três jurados do concurso: de Hip – Hop, com o bailarino Vítor Kpez, de Salsa, com o bailarino Nuno Pesqueira e de Bollywood, com a bailarina Allana Rosa. Do júri local fará parte Matilde Fonseca, professora no Agrupamento de Escolas da Mealhada, e Carolina Piedade, professora de dança jazz na Academia de Dança do Hóquei Clube da Mealhada.

Em conferência de imprensa, Bruno Mourato destacou três fatores que diferenciam o "Portugal a Dançar" dos restantes concursos – a gratuitidade quer na participação na competição, quer nos workshops, quer ainda na condição de espetador das eliminatórias, dos workshops e da final regional, que terá lugar no domingo, no Cineteatro Messias. Duas outras características diferenciadoras são a abertura ao público em geral, desde os mais novos aos mais velhos, inclusive às pessoas com mobilidade reduzida, e a possibilidade de levar o concurso a vários pontos do país, onde "as oportunidades não são as mesmas das grandes cidades".

Nuno Pesqueira sublinhou a importância deste tipo de eventos, na medida em que vão ao encontro das pessoas em vez do contrário, como habitualmente acontece, e Allana Rosa destacou a estreia de vários participantes na competição.

Para Gil Ferreira, vereador da Cultura da Câmara Municipal da Mealhada, o "Portugal a Dançar" tem a particularidade não só de estar a percorrer o país, mas também de, no concelho, marcar presença em vários locais – Mealhada, Luso e Pampilhosa. Quanto à oportunidade de parceria, que regista com "entusiamo", realçou: "O município fica a ganhar, até porque a dança é uma arte muito acarinhada na Mealhada, não só pela tradição do Carnaval, mas também pelas escolas que tem".

"Portugal a Dançar" é uma competição que tem como objetivo procurar os maiores talentos na área da dança e que, em proximidade com as comunidades locais, permite que todos aqueles que aspiram uma carreira nesta área possam ver o seu trabalho devidamente valorizado, reconhecido e divulgado. Promovendo a diversidade do país, e tendo em conta a proximidade do poder local, o concurso está a ser realizado em várias localidades.

A final nacional será disputada, este ano, no concelho, no dia de 4 dezembro, pelo facto de a vencedora da edição do ano passado, Beatriz Poeira, ter sido foi apurada na final regional, realizada na Mealhada, conquista que lhe dará agora direito a participar no Congresso Internacional de Dança da UNESCO, na Grécia, no dia 7 de julho.

 

Programa:

Sexta-feira l 1 de julho l 18h – 20h l Pavilhão Municipal da Pampilhosa

Eliminatória A – Portugal a Dançar

Entradas livres

 

Sábado | 2 de julho l Pavilhão Municipal da Pampilhosa

10h – 12h | Eliminatória B – Portugal a Dançar

15h30 | Workshop de Hip - Hop – bailarino Vítor Kpez

16h45 | Workshop de Salsa – bailarino Nuno Pesqueira

18h | Workshop de Bollywood – bailarina Allana Rosa

Entradas livres

 

Domingo | 3 de julho l 16 – 18h | Cineteatro Messias, Mealhada

Final regional Mealhada – Portugal a Dançar

Entradas livres

Press - Ficheiro PDF Press Release - 01 julho 2022