Salgueiral e Monte Novo são as duas primeiras "Aldeias Seguras" do Município da Mealhada

21 julho, 2022

O Município da Mealhada aderiu ao programa do Governo "Aldeia Segura - Pessoas Seguras" com a implementação de medidas de autoproteção nas aldeias de Salgueiral e Monte Novo, ambas na freguesia do Luso. O objetivo é alargar o programa a todas as aldeias.

As duas primeiras "Aldeias Seguras" do concelho são Salgueiral e Monte Novo, ambas rodeadas de uma considerável mancha verde, muito próximas da encosta do Bussaco. Para operacionalizar a implementação do programa Aldeia Segura – Pessoas Seguras, a autarquia forneceu à Associação Recreativa e Cultural do Salgueiral dois pneus, dois lances de mangueira e uma agulheta para operacionalizar uma cisterna de quatro mil litros de água, adquirida pelas populações do Salgueiral e de Monte Novo. Este será um recurso vital de proteção às populações em situação de emergência. Foram ainda entregues coletes e um megafone aos Oficiais de Segurança locais (pessoas identificadas como as responsáveis pelos avisos à população, pelas evacuações e ações de sensibilização sobre incêndios).

Para a implementação do programa, o serviço de Proteção Civil da Câmara Municipal da Mealhada, em colaboração com Junta de Freguesia do Luso e Os oficiais de Segurança Locais, estão no terreno a fazer o levantamento das características da população e do edificado de cada uma das aldeias.

O programa "Aldeia Segura" é um "Programa de Proteção de Aglomerados Populacionais e de Proteção Florestal", que visa estabelecer "medidas estruturais para proteção de pessoas e bens, e dos edificados na interface urbano-florestal, com a implementação e gestão de zonas de proteção aos aglomerados e de infraestruturas estratégicas, identificando pontos críticos e locais de refúgio". Por seu turno, o programa "Pessoas Seguras" tem como objetivo promover "ações de sensibilização para a prevenção de comportamentos de risco, medidas de autoproteção e realização de simulacros de planos de evacuação, em articulação com as autarquias locais".

"Começámos nestas duas aldeias que têm um enorme potencial de risco, dada a mancha verde em que se inserem, mas o objetivo é alargar a todas as aldeias do Município. A prevenção e o combate aos incêndios são prioritários e devemos usar todos os meios disponíveis", sublinha António Jorge Franco, presidente da Câmara da Mealhada.

Press - Ficheiro PDF Press Release - 21 julho 2022