Ir para o conteúdo principal

Centro de Interpretação Ambiental da Mealhada conta 35 mil participantes em sete anos de atividade

03 outubro, 2022

Centro de Interpretação Ambiental da Mealhada conta 35 mil participantes em sete anos de atividade

O Centro de Interpretação Ambiental da Mealhada (CIA) assinala, esta semana, o sétimo aniversário com intensa de atividade dirigida a públicos tão diferenciados como o pré-escolar, primeiro ciclo, secundário ou terceira idade. Em sete anos, já passaram pelas múltiplas atividades cerca de 35 mil pessoas.

Se nos últimos dois anos a ligação do CIA à comunidade foi mais à distância, devido à pandemia,  através do novo site (ciamealhada.cm-mealhada.pt), este ano a atividade presencial voltou em força, com os grupos de crianças, jovens e idosos do concelho e também de instituições da região.  Desde janeiro de 2021 que passaram pelo CIA cerca de 9 mil pessoas, recuperando a tendência crescente que se verificava até 2019, ano em que se registaram 6969 participantes.

Criado em outubro de 2015 pelo Município da Mealhada, o CIA tem como missão informar, educar e alertar para os desafios da preservação da natureza e do nosso planeta, através da dinamização de diversas iniciativas direcionadas aos diferente públicos: oficinas, jogos interativos, sessões de informação e de sensibilização, exposições e acolhe ainda projetos específicos como o programa Eco-Escolas, da Associação Bandeira Azul da Europa, e o Projeto Rios, da ASPEA – Associação Portuguesa de Educação Ambiental.

"Trata-se de um espaço importantíssimo de intervenção na comunidade. Numa época em que é premente chamarmos todos à questão ambiental, o CIA assume esse papel, logo com as crianças e jovens, mas vai mais além e envolve também a comunidade sénior. E é de facto uma mais valia para a comunidade, como se pode verificar, por exemplo, com a oficina de armadilhas de vespas asiáticas que, sendo construídas pelos jovens, são depois entregues à população", sublinha Gil Ferreira, vereador da Educação.

O CIA
Inaugurado em outubro de 2015, o CIA é um espaço lúdico e educativo, equipado com modernos meios audiovisuais e preparado para realizar as mais diversas atividades pedagógicas, desde oficinas diversas a exposições e conferências. Tirando partido da mancha verde em que se encontra – O Parque da Cidade da Mealhada –, o CIA procura transmitir mensagens ambientais usando, sempre que possível, o Parque, seja em jogos de educação ambiental, em percursos de descoberta da natureza ou experiências e desafios de equipas. Todas estas iniciativas são inseridas em espaços temporais específicos, como a Semana da Floresta Autóctone ou as férias escolares, havendo também atividades direcionadas a grupos de escolas e IPSS.

Press - Ficheiro PDF Press Release - 03 outubro 2022






Notícias Relacionadas



Mealhada já está a construir campo de alimentação de abelhas no luso
10 abril, 2024

Mealhada já está a construir campo de ...

Já estão no terreno os trabalhos para a criação do campo de alimento para abelhas, no Luso, junto ao Parque de Campismo. O objetivo é transformar ...