Ir para o conteúdo principal

Mais de meia centena de pessoas marcaram presença na "Palavra de Autor" de José Milhazes

13 outubro, 2022

Mais de meia centena de pessoas marcaram presença na "Palavra de Autor" de José Milhazes

José Milhazes, jornalista e escritor, com vasto conhecimento da União Soviética e da Rússia, esteve na rubrica "Palavra de Autor", da Biblioteca Municipal da Mealhada, onde, perante uma plateia de mais de meia centena de pessoas, partilhou os seus conhecimentos, pensamentos e receios relativamente à guerra Rússia – Ucrânia.

Com 38 anos de realidade, primeiro soviética, depois russa, José Milhazes partilhou a sua visão sobre o conflito atual, afirmando "não estar ainda a ver a fórmula da Paz", "numa guerra com características de guerra civil", que "vai gerar ódio entre dois povos e levará muito tempo a sarar".

Milhazes referiu ainda que a "Rússia não vai vencer esta guerra, mesmo que militarmente fique com posições ocupadas, porque os gastos são de tal forma que a Rússia vai sofrer um atraso de 30 anos".

O escritor, que confessou não o ser porque não escreve ficção, falou ainda da sua obra, nomeadamente do livro "A mais breve história da Rússia", com edição já este ano, apesar do autor clarificar que estava a ser escrito há algum tempo.

José Milhazes é autor de diversas obras como "Cunhal, Brejnev e o 25 de abril (2020), "Do Porto ao Gulag" (2020), "Os Blumthal" (2019) ou "As Minhas Aventuras no País dos Sovietes" (2017).

Esta rubrica, que teve o apoio dos CTT, contou com um momento cultural de música e canto, protagonizado por Svetlana Starchyk, ucraniana, com 48 anos, refugiada em Portugal. Formada pela Universidade Pedagógica Nacional de Glukhov, até fevereiro deste ano, era professora de música num orfanato que acolhia crianças com deficiência. Desde julho, trabalha na Mealhada, no restaurante Pic-Nic, onde encontrou uma nova família. Tem uma filha, Maria, licenciada em Direito, que vive, neste momento, na Polónia.

Gil Ferreira, vereador da Cultura da Câmara da Mealhada, agradeceu a José Milhazes, a Svetlana e ao moderador Bruno Paixão, docente universitário e especialista em comunicação política, a disponibilidade para partilharem com a comunidade mealhadense o seu tempo e as sua experiências e vivências.

José Milhazes foi o terceiro convidado da rubrica "Palavra de Autor", que contou, anteriormente, com as participações de Rodrigo Guedes de Carvalho e de Pedro Chagas Freitas.

Press - Ficheiro PDF Press Release - 13 outubro 2022






Notícias Relacionadas



Segunda edição do FLIM – Festival Literário da Mealhada com "palavras para todos" e com os valores de abril
20 março, 2024

Segunda edição do FLIM – Festival ...

A segunda edição do FLIM - Festival Literário de Mealhada realiza-se de 21 a 23 de março com diversas iniciativas, como conferências, feiras do ...