Ir para o conteúdo principal

Governo assegura comparticipação de 850 mil euros no novo edifício dos Paços do Concelho da Mealhada

21 novembro, 2022

Governo assegura comparticipação de 850 mil euros no novo edifício dos Paços do Concelho da Mealhada

Está assinado o Contrato-Programa da Construção do Novo Edifício dos Paços do Concelho da Mealhada, em que o Governo assegura uma comparticipação de cerca de 850 mil euros, cerca de 15% do valor elegível da obra, que ronda os 5,5 milhões de euros. Na cerimónia, esta manhã, o presidente da Câmara da Mealhada chamou a atenção do Governo para outra intervenção urgente: a reabilitação do edifício do Tribunal da Mealhada.


Na cerimónia de assinatura do Contrato-Programa, cujo financiamento advém do Orçamento de Estado de 2023, António Jorge Franco, presidente da Câmara da Mealhada, agradeceu "o empenho pessoal" do secretário de Estado da Administração Local e do Ordenamento do Território, Carlo Miguel, mas garantiu que voltará a procurar o apoio Governo. "O novo edifício ascende a mais de 5 milhões de euros. Por isso, senhor secretário de Estado, não estranhe que lhe voltemos a bater à porta na procura de outras formas de financiamento, se não em 2023, nos próximos anos. É essa a nossa obrigação para com a população da Mealhada: procurar, insistir, conseguir soluções para o bom governo da nossa autarquia", afirmou António Jorge Franco.


E na lista de prioridades identificou a recuperação do edifício municipal onde está instalado o Tribunal da Mealhada, sem qualquer contrapartida para a Autarquia. "Não posso deixar passar esta oportunidade sem referir uma outra obra prioritária. Falo do edifício municipal onde está instalado o Tribunal da Mealhada, um edifício histórico, mas que apresenta graves deficiências e necessita de obras urgentes. Temos já um projeto de intervenção e iremos dar início à primeira de três fases da obra. É mais um projeto avultado a que teremos que dar resposta para benefício da população e contamos com o Governo para nos apoiar", afirmou o autarca.


Ao repto lançado pelo presidente da Câmara da Mealhada, Carlos Miguel, respondeu que a obra "é perfeitamente integrada no PT 2030, desde que cumpra todos os pressupostos da sustentabilidade". "Pode começar a bater à porta da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro", afirmou o Governante.


Novo edifício ronda os 5,7 milhões de euros
O novo edifício dos Paços do Concelho, que se localiza junto à atual Câmara, irá ocupar uma área de cerca de 4 mil metros quadrados de construção, divididos em quatro pisos, do rés-do-chão ao terceiro andar. Ao nível do rés do chão, sobressai uma praça coberta - e átrio - que acolherá o público e que permitirá, inclusive, a realização de alguns eventos. Também no rés-do-chão ficará situada a generalidade dos postos de atendimento ao público, facilitando o acesso dos munícipes aos diversos serviços. Pelos restantes pisos distribuem-se os serviços, numa lógica de "open space", salvaguardando a necessidade de gabinetes de trabalho. No último piso, situam-se os gabinetes do Executivo, bem como o salão nobre.

A obra foi consignada em maio deste ano por um valor que ascende a 5,7 milhões de euros, sendo elegíveis, para este contrato-programa 5.467.003,50 €. A comparticipação do Governo é de 847.957,00 €, cerca de 15%, um valor que Carlos Miguel reconheceu "ser pequeno", mas estar "no máximo previsto neste tipo de obras e de Município".

O secretário de Estado salientou ainda a necessidade da obra. "Por vezes, estas obras são difíceis de explicar à população, mas as autarquias são, cada vez mais, prestadoras de serviços e têm que ter condições para conseguirem dar resposta a quem as procura", afirmou.

Press - Ficheiro PDF Press Release - 21 novembro 2022






Notícias Relacionadas