Ir para o conteúdo principal

Câmara lança concurso para empreitada que visa reduzir e monitorizar perdas de água

26 dezembro, 2022

Câmara lança concurso para empreitada que visa reduzir e monitorizar perdas de água

A Câmara da Mealhada aprovou, em reunião de Executivo Municipal, o lançamento do concurso público para a empreitada "Zonas de Medição e Controlo (ZMC) dos Sistemas de Abastecimento de Água do Município", que implementará um sistema de vigilância e controlo das perdas de água nos sistemas de abastecimento do concelho. O preço base é de 736.500 euros.

Esta empreitada tem por finalidade a redução das perdas que acontecem por todo o concelho. Atualmente, os níveis de perdas e fugas verificadas nos sistemas de abastecimento de água são elevados, originando ineficiências económicas e penalizando o ambiente, com as consequentes repercussões no utilizador final dos serviços.

Assim, esta intervenção materializa-se na instalação de 26 zonas de medição e controlo (ZMC), passando todo o sistema e subsistemas de abastecimentos a serem monitorizados, e na instalação de 19 válvulas redutoras de pressão (VRP), de forma a harmonizar as pressões em todos os sistemas no sentido de reduzir a existência de avarias. O sistema funcionará em regime de telegestão.

"A água é um recurso cada vez mais escasso e caro, pelo que é imperioso avançarmos com medidas que visem a eficiência dos sistemas e a redução de perdas cujo custo é suportado por todos os contribuintes", sublinha António Jorge Franco, presidente da Câmara Municipal da Mealhada.

A empreitada insere-se na candidatura à concessão de uma comparticipação financeira do Fundo de Coesão à operação com o código POSEUR-03-2012-FC-001267, designada por "Investimentos nos sistemas em baixa com vista ao controlo e redução de perdas no concelho de Mealhada e reabilitação dos sistemas de distribuição e adução de água (Barcouço, Luso, Ventosa do Bairro.

Press - Ficheiro PDF Press Release - 26 dezembro 2022






Notícias Relacionadas



Mealhada já está a construir campo de alimentação de abelhas no luso
10 abril, 2024

Mealhada já está a construir campo de ...

Já estão no terreno os trabalhos para a criação do campo de alimento para abelhas, no Luso, junto ao Parque de Campismo. O objetivo é transformar ...