Ir para o conteúdo principal

Município da Mealhada integra órgãos sociais da Associação Caminhos de Fátima

23 janeiro, 2023

Município da Mealhada integra órgãos sociais da Associação Caminhos de Fátima

O Município da Mealhada integra os órgãos sociais da Associação Caminhos de Fátima, no triénio 2022/25, assumindo o cargo de secretário no Conselho Fiscal.

A Associação, constituída por 13 municípios e presidida pelo Município de Pombal, tem como objetivos principais o fomento e a defesa dos Caminhos de Fátima em todas as suas dimensões, o apoio a peregrinos e caminhantes dos Caminhos de Fátima e toda a defesa e promoção do património cultural e natural destes percursos.

Para o mandato que agora se inicia, a direção sinalizou como prioridades a conclusão, já em 2023, do projeto que cria, intervém, sinaliza e promove o trajeto principal das peregrinações a Fátima, o Caminho do Centenário (Gaia – Fátima), com o objetivo de o tornar cada vez mais seguro para peregrinos e caminhantes, sobretudo na época das principais peregrinações, bem como o desenvolvimento e lançamento de todos os meios, produtos e suportes de comunicação e divulgação dos percursos e do projeto.

Paralelamente, a ACF irá continuar a colaborar na gestão e promoção da Rota Carmelita, um percurso originalmente criado e desenvolvido pela Agência para o Desenvolvimento dos Castelos e Muralhas Medievais do Mondego que liga Coimbra a Fátima num itinerário mais seguro e atrativo em termos naturais e culturais, e que atravessa os Concelhos de Coimbra, Condeixa-a-Nova, Penela, Ansião, Alvaiázere e Ourém.

Criada em 2016, é constituída por 13 Municípios (Vila Nova de Gaia, Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Oliveira de Azeméis, Albergaria-a-Velha, Anadia, Mealhada, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Soure, Pombal, Leiria e Ourém), permitindo os seus estatutos a inscrição de sócios singulares ou coletivos.

Estabelecendo e consolidando parcerias privilegiadas com o Centro Nacional de Cultura, Turismo de Portugal, Santuário de Fátima, Autarquias, associações de Peregrinos, autoridades governamentais, de segurança e proteção civil, é também objetivo da ACF ampliar o objeto principal da sua missão a outros Caminhos de Fátima do país e, sempre que possível e coincidente, conciliar condições com os Caminhos de Santiago, de acordo com o protocolo assinado, em 2022, com a Federação Portuguesa do Caminho de Santiago.






Tags


fátima turismo 



Notícias Relacionadas



Dia da Mulher celebrado na Mealhada com exposição, workshop, visita guiada e conversas com escritores
29 fevereiro, 2024

Dia da Mulher celebrado na Mealhada com ...

A Câmara da Mealhada vai dinamizar uma série de iniciativas para assinalar o Dia da Mulher, dias 8 e 9 de março. As propostas são uma palestra e ...