Mealhada alcança 3.º lugar no "Programa Municipal de Desporto para Todos do Ano 2023"

09 fevereiro, 2023

O Município da Mealhada alcançou o 3.º lugar no "Programa Municipal de Desporto Para Todos do Ano 2023", no âmbito do Programa Municípios Amigos do Desporto. A distinção reconhece as boas práticas ligadas à promoção da atividade física junto da população, de que são exemplo as iniciativas "Mealhada + Movimento", "as 3 Milhas da Mealhada" ou o "Festival da Atividade Física".

A base da candidatura da Mealhada a esta distinção assenta em diversos projetos de promoção de atividade física que estão a ser desenvolvidos junto da população, de participação gratuita e descentralizados, indo ao encontro da população nas diversas freguesias.  Exemplo disso é o programa "Mealhada + Movimento", que inclui atividades direcionadas para vários públicos.  O "+ Movimento Pela Sua Saúde", aberto a toda a população, garante acompanhamento personalizado aos participantes, sendo "+ Movimento Sénior" direcionado à população sénior. A estes junta-se o "Domingos no Parque", que convida a população a uma manhã de domingo diferente e, recentemente, o "Movimento em Família", que desafia pais e filhos a participarem numa série de atividades lúdicas e recreativas, como sejam jogos tradicionais, jogos desportivos ou corridas de obstáculos.

O terceiro lugar alcançado, na categoria de municípios com população entre 10 mil e 50 mil habitantes, teve ainda em conta iniciativas abrangentes como "A Caminhada da Rota Napoleónica", o passeio "Pelo Concelho em Duas Rodas", a prova "3 Milhas da Mealhada", o "Hidro Luso" e o "Festival da Atividade Física", entre outras.

Este 3.º lugar no Programa Municipal de Desporto Para Todos do Ano 2023 soma-se a outras distinções obtidas pelo Município da Mealhada, nomeadamente, "Oportunidades de Prática Outdoor", "Reconhecimento de Complexo Desportivos do Ano de 2022", "Qualidade do Programa de Atividade Física Sénior", no âmbito do Programa Município Amigo do Desporto", atribuído pela plataforma "Cidade Social", entidade que visa aumentar o valor da intervenção dos municípios junto da população.

"É o reconhecimento da valia dos projetos que estão a ser desenvolvidos junto da nossa população e toda a equipa envolvida está, por isso, de parabéns. Só com muito empenhamento conseguimos ter esta diversidade de respostas dedicadas e direcionadas a várias faixas etárias e públicos, garantido, no nosso município, o acesso à atividade física, com a melhoria de qualidade de vida que lhe está associada", sublinha Ricardo Santos, vereador do Desporto.

Press - Ficheiro PDF Press Release - 09 fevereiro 2023

desporto prémio