Seminário dedicado à promoção da atividade física junta académicos, desportistas e autarcas na Mealhada

20 fevereiro, 2023

Mais de centena e meia de académicos, dirigentes desportivos, técnicos e autarcas estão, ao longo de todo o dia, na Mealhada, na segunda edição do Seminário "O desporto precisa de todos. Como? - Promoção da Atividade Física", que analisa as ações e impactos relevantes na promoção da atividade física de toda a população.

"A nossa visão para a Mealhada é a de um concelho sustentável e atrativo para quem nos visita e para quem cá vive. E o Desporto enquadra-se, em absoluto, nas duas dimensões: na de turismo desportivo, com implicações económicas locais relevantes, e na dimensão de qualidade de vida dos nossos residentes", sublinhou, na sessão de abertura Antonio Jorge Franco, presidente da Câmara Municipal da Mealhada.

O autarca partilhou a experiência do município com a implementação de programas como "Mealhada + Movimento" "+ movimento sénior", para população com mais de 65 anos e "+ Movimento em família" que desafia os pais a trazerem os filhos a praticar jogos tradicionais ou corridas de obstáculos, juntando aqui a vertentes desportiva, social e familiar. "O desporto não pode ser apenas acessível a uma parte da população. A atividade física deve ser aberta a todas as franjas da população e é nesse sentido que o Município da Mealhada desenvolve vários programas de promoção da atividade física e bem-estar", salientou o autarca.

Ao longo do dia, os diversos oradores convidados, oriundos das universidades de Coimbra, de Lisboa, do Porto, do Instituto Politécnico de Santarém e da Associação Nacional do Desporto para o Desenvolvimento Intelectual, abordam temas como a atividade física em populações especiais, na escola, na adolescência e na terceira idade, o envelhecimento ativo ou os comportamentos sedentários.

O seminário "O desporto precisa de todos. Como?" tem, este ano, a segunda edição e enquadra-se na visão do Município do desporto como pilar estratégico, seja como fator promotor de qualidade de vida dos residentes, apoiando a atividade de associações locais e potenciando as diversas infraestruturas desportivas municipais, seja pela promoção do turismo desportivo.

Press - Ficheiro PDF Press Release - 20 fevereiro 2023