Mealhada aposta em campanha de sensibilização para a poupança de energia: "Saio, logo desligo"

27 fevereiro, 2023

"Saio, logo desligo" é o slogan da campanha de sensibilização para a poupança de energia e de recursos que a Câmara Municipal da Mealhada está a desenvolver junto de todo o universo municipal, desde os serviços centrais aos equipamentos culturais e desportivos das diversas freguesias, das oficinas e estaleiros às escolas. O objetivo é mesmo conseguir reduzir o consumo energético.

São imensos os contextos laborais afetos aos serviços municipais e é no conjunto de todos estes locais que se pretende criar uma forte redução no consumo energético. Juntamente com a distribuição de material gráfico bastante visível, serão realizadas ações de sensibilização específicas para cada um dos públicos: sessões para crianças nas escolas, através do Centro de Interpretação Ambiental, sessões para a população adulta de escolas, colaboradores do município e mesmo associações que ocupam espaços municipais, como os pavilhões desportivos, contando estas sessões com a equipa de profissionais da autarquia ligados à área energética.

Estas sessões, que vão para o terreno já em março, focam aspetos tão distintos como a informação sobre a temperatura adequada nos edifícios de verão e de inverno, a consciencialização para o apagar, desligar equipamentos que não estão em uso ou o privilegiar a luz natural. No que se refere à água, também é focado o uso racional da mesma, evitando o seu desperdício.

Do lado do Município, estão a ser adotadas medidas como a substituição de equipamentos por outros energeticamente mais eficientes, a instalação de temporizadores, a instalação de equipamentos de poupança energética, como os painéis fotovoltaicos, ou a verificação sistemática de iluminação com vista à sua racionalização e eficiência.

Também a nível da água se pretende gerar poupança. Pelas escolas foram distribuídos 12 depósitos de 1000 litros de água, oferecidos pela Sociedade de Água de Luso, que servirão para recolha de água da chuva, que será aproveitada para regar os jardins e as hortas escolares. Posteriormente, será feita a adaptação das caleiras de forma a encaminhar a água da chuva para o depósito. "Temos que estar todos focados em fazer um uso racional da energia e dos recursos porque estes não são inesgotáveis e são pagos por todos nós. Por isso, queremos mesmo que esta máxima do "saio, logo desligo" entre no esquema mental de cada um, mesmo para gestos tão simples como desligar um ecrã de computador à hora de almoço"", sublinha António Jorge Franco, presidente da Câmara da Mealhada.

"O facto de envolvermos as escolas, os pavilhões e as associações nesta campanha prende-se mesmo com a necessidade de se criar uma cultura para que este conceito de poupança de energia e recursos seja natural desde criança", salienta o autarca.

Press - Ficheiro PDF Press Release - 27 fevereiro 2023