Luso vai ter espaço museológico dedicado aos clássicos da sua história

14 abril, 2023

Luso vai ter espaço museológico dedicado aos clássicos da sua história

O edifício do antigo lavadouro do Luso será convertido num espaço museológico denominado "Clássicos da História do Luso", onde exibirá elementos históricos e identitários da freguesia. Será também polivalente, no sentido de acolher diversas iniciativas culturais. A obra custará cerca de 130 mil euros e deverá estar concluída no final de 2024.

O edifício, já bastante degradado, dos lavadouros do Luso será objeto de uma total reabilitação que o transformará num "espaço polivalente e museológico onde possam ser desenvolvidas diversas atividades culturais e lúdicas, assentes em âncoras diferenciadoras do território". A intervenção, no entanto, salvaguardará a área de lavadouro, com essa mesma função.

"Trata-se de um elemento fundamental para preservar a memória e identidade desta vila, quer para os residentes, quer para os muitos turistas, que passam a ter mais um elemento na sua visitação. Ao assumir esta função de acolher diversas iniciativas culturais ganha esta característica da polivalência, muito útil para a comunidade", sublinha António Jorge Franco, presidente da Câmara da Mealhada.

Esta obra enquadra-se no Programa de Reabilitação Urbana da Vila do Luso, sendo objeto de uma candidatura apresentada pela AD DELO - Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural 2014-20 e do Portugal 2020, concretizada através de um contrato de comodato com a Junta de Freguesia do Luso.

O investimento elegível aprovado é de 129.794,83€, sendo o apoio de 80% (103.835,86€).

Mais investimentos no Luso

No decorrer da cerimónia de assinatura de protocolo com a AD ELO, António Jorge Franco avançou que estão projetados diversos investimentos para o Luso, sendo um deles a beneficiação da EN235. "Trata-se de uma empreitada que ascende aos 600 mil euros e faz parte de um conjunto de investimentos projetados para a freguesia. Esta está praticamente pronta para lançar a concurso", referiu o autarca.

Press - Ficheiro PDF Press Release - 14 abril 2023