Ir para o conteúdo principal

Jovens formados embaixadores do projeto de compostagem da Mealhada

17 abril, 2023

Jovens formados embaixadores do projeto de compostagem da Mealhada

São 15 os jovens que serão embaixadores do projeto CompostaMe, depois de terem participado, este fim de semana, na Mata Nacional do Bussaco, num bootcamp sobre compostagem. A formação será essencial para que os "embaixadores" levem a informação a casa de todos os munícipes. O projeto "CompostaMe" inclui a colocação de ilhas de compostagem comunitárias em todas as freguesias do concelho e a distribuição de centenas de compostores domésticos.

Esta ação de formação visou preparar os jovens relativamente à compostagem e ao projeto "CompostaMe", que estará no terreno, em todo o município da Mealhada, nos próximos meses, com a distribuição de 200 compostores domésticos, de mil baldes residenciais, e a instalação de 12 de ilhas de compostagem comunitárias.

"Aprendemos as regras básicas da compostagem para conseguirmos, depois, explicar às pessoas. Regras como a proibição de colocação de gorduras e produtos animais nos compostores, seja penugem ou dejetos, o equilíbrio entre a humidade e temperatura dos compostores, as orientações para quem faz compostagem numa moradia ou quem faz num apartamento, onde as condicionantes são diferentes", explica Mariana Paranhos, uma das jovens participantes.

Com um investimento que ronda os 66 mil euros, este projeto de valorização dos biorresíduos surgiu no âmbito de uma candidatura conjunta ao Fundo Ambiental, levada a cabo pelos 19 municípios que compõem a Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra. A candidatura garantiu o financiamento de 43 mil euros, sendo o restante valor suportado pelo Município da Mealhada.

"O nosso projeto mereceu este apoio e foi até destacado, com grande mérito, esta parte que incluiu o envolvimento dos jovens. Acreditamos que o facto de eles irem de casa a casa, de condomínio a condomínio, de reunião a reunião, garante um acompanhamento do processo e maiores taxas de sucesso e implementação", sublinha Hugo Silva, vereador da Juventude.

O Bootcamp foi complementado com a primeira sessão do "Comunica-te Jovem!", dedicado à sustentabilidade, onde os jovens puderam apreender a relação entre a compostagem, a reciclagem e os custos ligados ao consumo de água. "Conseguimos perceber que está tudo interligado e que se conseguirmos reduzir o lixo indiferenciado podemos reduzir a fatura da água, por exemplo. São estas as mensagens que tentaremos transmitir às pessoas", explica Mariana Paranhos.

"O interessante nesta ação foi a perceção dos jovens de que a compostagem é muito mais simples e fácil do que inicialmente pensavam", refere António Jorge Franco, presidente da Câmara Municipal da Mealhada.

Press - Ficheiro PDF Press Release - 17 abril 2023






Notícias Relacionadas



Mealhada já está a construir campo de alimentação de abelhas no luso
10 abril, 2024

Mealhada já está a construir campo de ...

Já estão no terreno os trabalhos para a criação do campo de alimento para abelhas, no Luso, junto ao Parque de Campismo. O objetivo é transformar ...