Mealhada investe 100 mil euros em sistemas de iluminação energeticamente eficientes

18 abril, 2023

O Município da Mealhada está a apostar fortemente na redução do consumo de energia com a dotação de vários equipamentos municipais de iluminação energeticamente mais eficientes. Neste último ano, foram investidos cerca de 35 mil euros em diversos locais e, para 2023, prevê-se um investimento de mais 65 mil euros.

"É imperativo que consigamos ser mais sustentáveis e isso implica reduzir os consumos de energia. Estas alterações que estamos a realizar implicam este investimento, mas a prazo significam ganhos assinaláveis para o orçamento municipal, logo para todos nós, e para o ambiente", sublinha António Jorge Franco, presidente da Câmara Municipal da Mealhada.

A intervenção mais recente ocorreu na Escola Básica 2/3 da Pampilhosa, com a substituição da iluminação interior por lâmpadas led e a iluminação exterior para lâmpadas que funcionam com energia solar, num investimento total que ultrapassou os 5 mil euros.

Para este ano, estão previstas medidas semelhantes no Campo de Ténis do Luso, no Pavilhão Municipal do Luso e em diversas escolas, totalizando um investimento de 65 mil euros.

Ao longo do ano 2022, esta substituição por sistemas energeticamente mais eficientes aconteceu em diversos locais como os pavilhões de escolas da Mealhada e de Ventosa do Bairro, o Campo de Futebol do Carqueijo, o Cineteatro Messias, o edifício e o jardim municipal e o edifício do IVV, num total de cerca de 32 mil euros.

Estas medidas são complementadas com a campanha de sensibilização "Saio, logo desligo", que está a ser desenvolvido junto de todo o universo de serviços municipais, inclusive com ações de formação nas escolas, umas direcionadas a adultos, outras aos alunos.

"Temos que estar todos muito conscientes deste desígnio que é a poupança energética e a poupança de recursos. E por isso, a mensagem tem que passar dos mais pequenos aos de mais idade para que consigamos alterar e corrigir comportamentos", explica o presidente da Câmara da Mealhada.

Esta substituição de luminária está a ser acompanhado pela E-Redes que, em 2023, prevê um investimento de 421 mil euros na renovação do parque de iluminação pública da Mealhada, com a colocação de 688 luminárias led, 3861 equipamentos de medição inteligentes, 14 intervenções em postos de transformação, uma intervenção de baixa tensão.

"É um trabalho conjunto entre a Câmara da Mealhada e a E- Redes. Para este ano, temos já o planeamento da empresa que inclui intervenções em diversos locais como Grada, Santa Luzia, Carqueijo, Barcouço, Ferraria, Vacariça, Pampilhosa, Lagarteira, Pisão, Quinta do Valongo, Pêgo, Luso e Lameira de S. Geraldo", refere António Jorge Franco.

Press - Ficheiro PDF Press Release - 18 abril 2023