"Maios & Maias" enfeitam Luso com giestas amarelas

10 maio, 2023

"Maios & Maias" enfeitam Luso com giestas amarelas

O Posto de Turismo do Luso tem patente, até ao fim do mês, a exposição "Maios & Maias", que retrata, através de fotografia, a Romaria da Ascensão de outros tempos – e as tradições a ela inerentes. A exposição é complementada com o desafio lançado à comunidade de enfeitar as entradas com as giestas amarelas da época. Dia 18, Dia do Município da Mealhada, cumpre-se, mais uma vez, a tradição da Romaria da Ascensão.

"Maios e Maias" é uma exposição monográfica de fotos antigas da Romaria da Ascensão, de Pedro Miguel Mota, responsável pela recolha das imagens e contextualização das mesmas, que dá a conhecer as tradições da Romaria da Ascensão, nomeadamente o hábito de celebrar a primavera, colocando as giestas amarelas oriundas de terrenos baldios e matos, nas portas, janelas, grades e entradas.

Esta tradição foi recuperada, com a adesão de comerciantes e habitantes do Luso que, por estes, dias, tornaram a vila termal mais florida. Cláudia Ramos, funcionária de um comércio local, explica que a iniciativa "dá mais alegria ao Luso, deixa-o florido e com mais cor".

A iniciativa tem o seu ponto alto dia 18 de maio, no dia da Ascensão, feriado municipal, com as ruas Emídio Navarro e Dr. Bissaya Barreto, no Luso, cobertas de tapetes floridos para que se cumpra, uma vez mais, a romaria do Bussaco, após as cerimónias solenes e religiosas.

Press - Ficheiro PDF Press Release - 10 maio 2023