Ir para o conteúdo principal

Artesanato, desporto, juventude, música e gastronomia animam centro da Mealhada

23 maio, 2023

Artesanato, desporto, juventude, música e gastronomia animam centro da Mealhada

A cerca de 10 dias do início da Feira de Artesanato e Gastronomia da Mealhada, a logística e o figurino do certame estão praticamente desenhados, com o programa paralelo também definido por cada um dos setores. No artesanato contam-se dezenas de artesão de todo o país e o espaço "Zona 231" será um dos locais onde serão dinamizadas diversas atividades para os jovens como as Talks Zona 231", "Fun by Zona 231" e "Fun by Duros do Mondego".

 Depois do festival 231 FEST e da edição escolas do "Comunica-te Jovem", a "Zona 231", movimento que agrega as políticas de Juventude do Município da Mealhada, prepara-se para deixar a sua marca também na Feira de Artesanato e Gastronomia da Mealhada, que se realiza de 3 a 11 de junho, dinamizando o seu espaço como ponto de encontro entre os jovens. À semelhança do que tem sido a estratégia seguida pela Zona 231, as atividades combinam a vertente lúdica, com área de pc gaming, arcade game, karaoke ou óculos de realidade virtual e Cosplay, com as "Talks 231", conversas em que são debatidos vários temas e projetos que contam com o envolvimento dos jovens, como sejam a sustentabilidade e CompostaMe, projeto de compostagem da Mealhada, o empreendedorismo jovem, o processo criativo musical ou o podcast e Magazine 231. (Ver programa Zona 231)

"Seremos casa aberta para todos os jovens: para aqueles que já são ativos na Zona 231 e para aqueles que se queiram juntar ao movimento e envolver-se nas diversas atividades em curso ou numa ou noutra temática que lhes seja mais cara", sublinha Hugo Silva, vereador da Juventude.

"O importante é saberem que têm aqui o seu espaço e que tem no município um recetor atento das suas ideias e preocupações", conclui o autarca.

O projeto "Zona 231" dá voz às políticas da juventude do concelho da Mealhada, caracterizando-se pelo forte incentivo à participação dos jovens nas atividades do Município, como se verificou na iniciativa "Comunica-te Jovem!". A segunda edição, que terminou há poucos dias, desafiou os jovens a explorar, na companhia de moderadores e dinamizadores, temas relevantes da atualidade, entre estes: sustentabilidade; voluntariado; meios de comunicação e desporto/bem-estar; e igualdade de género e direitos humanos.

Concertos e artesanato de todo o país

A feira de Artesanato e Gastronomia – Mealhada 2023 tem entrada gratuita e vai realizar-se de 3 a 11 de junho, no centro da cidade da Mealhada. Conta com gastronomia, espaço 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada, área de diversão, atividades desportivas, como a prova 3 Milhas da Mealhada, dia 10 de junho, a Caminhada da Liga Contra o Cancro (11 de junho) e o Passeio em Duas Rodas, dia 4 de junho,  e área dedicada a concertos, com dois palcos: o palco dedicado às coletividades do concelho e o palco principal, por onde passarão nomes como Herman José, Amália – História de Vida, Fernando Daniel, Ivandro, João Pedro Pais e Rita Guerra, com as Filarmónicas de Barcouço e do Luso.

Nesta edição, conta com a participação de cerca de meia centena de artesãos de todo o país, com os mais diversos saberes: trabalhos em couro ou escamas de peixe, cerâmica criativa, olaria, mobiliário alentejano, bordados, joalharia, escultura em ferro e prata, rendas, instrumentos musicais, entre muitas outras artes. Esta variedade na vertente artesanal mereceu a distinção e o apoio do Instituto do Emprego e Formação profissional (IEFP) como feira de artesanato de índole nacional.

Programa Zona 231

Talks Zona 231
4 junho, domingo, das 15h30m às 17h

Soul Fitness Zona 231: o mundo da dança e fitness

5 junho, segunda-feira, das 17h30 às 19h
Marcas com história (Espaço Inovação/ACIBA)

7 junho, quarta-feira, das 18h30m às 19h30m
Uma visão com futuro: CompostaMe

8 junho, quinta-feira, das 15h30m às 17h
Empreendedorismo Jovem & Mercado digital

8 junho, quinta-feira, das 18h30m às 20h
Cidades Sustentáveis: Empresas Responsáveis (Espaço Inovação/ACIBA)

9 junho, sexta-feira, 18h às 19h30m
Podcast & Magazine 231

10 junho, sábado, das 15h30m às 17h
Música: o processo criativo


Fun by Zona 231
Dia 03 a 11 de junho, das 15h às 00h

Óculos de realidade virtual
PC Gamming
Arcade Game
Jogo de setas
Karaoke

Fun by Duros do Mondego
3/4/10/11 junho das 15h às 00h

Demonstrações de Boardgames,
Warhammer 40k,
Magic the Gathering,
Dungeons and Dragons

3 junho, sábado
Cosplay Meet da Mealhada
Sessão de pintura de miniaturas ao vivo com Frieso Voortman

4 junho, domingo
Torneio do jogo "Catan"
Torneio para iniciantes de "Magic the Gathering"
Mega Batalha de 40k
Torneio do jogo "Carcassonne"
Torneio para iniciantes de "Magic the Gathering"

10 junho, sábado
Painting workshop and contest com Daniel Patrício

Press - Ficheiro PDF Press Release - 23 maio 2023






Notícias Relacionadas