Projeto da Escola Profissional Vasconcellos Lebre ganha segundo lugar no Concurso de Ideias de Negócio

07 junho, 2023

O projeto "Wine Caramel", da Escola Profissional Vasconcellos Lebre (EPVL), ficou em segundo lugar na Grande Final do Concurso Intermunicipal de Ideias de Negócio, que se realizou na Lousã, no passado dia 5.

O projeto Wine Caramel, apresentado pelos alunos Diogo Pessoa, Carolina Cruz, Micaela Barbosa, Érica Ferreira, Dário Rocha e Leandro Borralho, da turma de 10º ano do curso de Cozinha e Pastelaria da EPVL, sob orientação da professora Cláudia Pereira, consiste num caramelo produzido à base do vinho de casta baga, um produto endógeno de destaque da região vitivinícola da Bairrada. Mereceu rasgados elogios da parte do júri, alcançando o segundo lugar na competição.

A Grande Final do Concurso Intermunicipal de Ideias de Negócio é uma iniciativa integrada no projeto Imagine.Create.Succeed, do programa Realiza.te, promovido pela CIM e pela Gesentrepreneur, e contou com 17 projetos finalistas ligados à área do empreendedorismo, oriundos de escolas de 14 municípios.

Além do projeto "Wine Caramel", o Município da Mealhada fez-se representar por outro projeto desenvolvido pelos alunos da EPVL, intitulado Virtualis. Também ligado à região, o projeto Virtualis, desenvolvido pela aluna Inês Trindade, do 12º ano do curso de Multimédia, e orientado pela professora Ana Mannarino, é um website interativo dedicado à Mata Nacional do Bussaco, com imagens e vídeos exclusivos da autoria da aluna, apresentando-se como uma visita virtual ao monumento nacional. Ambos os projetos mereceram largos elogios por parte do painel de júris, especialmente pela sua sustentabilidade e impacto para o território que representam.

Os alunos autores do "Wine Caramel" foram premiados com três Cartões de Oferta de 80 euros, entregues pelo interlocutor municipal Rui Castro, Innovation Consultant do Município. Em 1º lugar ficou o projeto Drone Aquático, desenvolvido pelo Agrupamento de Escolas de Penacova, do município de Penacova, e em 3º lugar o projeto BordaLã, desenvolvido pela EPTOliva, do município de Oliveira do Hospital.

Press - Ficheiro PDF Press Release - 07 junho 2023