Ir para o conteúdo principal

Mealhada vence Prémio do IPDJ "Boas práticas do voluntariado jovem"

06 dezembro, 2023

Mealhada vence Prémio do IPDJ "Boas práticas do voluntariado jovem"

O Município da Mealhada foi eleito o vencedor do Prémio Boas Práticas do Voluntariado Jovem, na região Centro, com o programa "Brigadas AltAmbiente", na sessão nacional, que decorreu ontem, no Centro de Juventude de Lisboa. Já o ano passado o Município da Mealhada tinha sido distinguido com o primeiro lugar deste prémio, atribuído, anualmente, pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

O projeto "Brigadas AltAmbiente", no âmbito do Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas, foi o vencedor de entre os 10 projetos a concurso da região Centro, ficando em segundo e terceiro lugares os projetos "Mais pela Natureza", do Município de Castro Daire, e "Floresta, muito mais que árvores", da União de Freguesias de Mangualde.

"Brigada AltAmbiente" é um programa de voluntariado, direcionado para jovens entre os 14 e os 30 anos, que realizam ações práticas no âmbito da proteção ambiental, como trabalhos de limpeza e manutenção do Parque da Cidade, nomeadamente limpeza de lagos e sargetas, ações de controlo de espécies invasoras, por exemplo de acácias e erva-das-pampas, bem como ações de sensibilização da população para a adoção de práticas que promovam a economia circular, em particular a compostagem caseira.

"Estamos muito orgulhosos por receber este prémio e tudo o que ele representa. Espelha a preocupação ambiental, mas também a cívica, bem como a mobilização e motivação dos jovens ao serviço da comunidade nestes desafios que lhes vão sendo colocados pelo Município, na esfera de intervenção do Centro de Interpretação da Mealhada e do projeto Juventude Zona 231", sublinha Hugo Silva, vereador da Câmara da Mealhada.

"Este é um exemplo de interligação entre o Centro de Interpretação Ambiental, as áreas de Juventude e do Ambiente e os próprios jovens que, como se vê pelo reconhecimento nestes dois anos, está a dar bons frutos, o que é importantíssimo para a comunidade", destaca o autarca.

Este prémio do IPDJ procura reconhecer a organização e/ou promoção de atividades de voluntariado, ao abrigo dos Programas Agora Nós e Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas, com práticas com impacto junto da comunidade e determinantes para a aquisição pelos jovens voluntários, através da aplicação de metodologias de educação não formal e informal, de competências pessoais e sociais e de hábitos de participação cívica.

Press - Ficheiro PDF Press Release - 06 dezembro 2023






Notícias Relacionadas



Mealhada já está a construir campo de alimentação de abelhas no luso
10 abril, 2024

Mealhada já está a construir campo de ...

Já estão no terreno os trabalhos para a criação do campo de alimento para abelhas, no Luso, junto ao Parque de Campismo. O objetivo é transformar ...