XII Feira do Artesanato e Gastronomia de 5 a 13 de Junho no Jardim Municipal

31 maio, 2010

XII Feira do Artesanato e Gastronomia de 5 a 13 de Junho no Jardim Municipal
O melhor do artesanato e da gastronomia local, com destaque para a água, o pão, o vinho e o leitão (as 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada) – muita música popular e outras artes tradicionais é o que promete a XII Feira de Artesanato e Gastronomia do concelho da Mealhada, que vai decorrer no Jardim Municipal da Mealhada e envolvente da Câmara, de 5 a 13 de Junho.

Entre a meia centena de expositores inscritos, mais de 40 são artesãos (cestaria, estanhos, tanoaria, bordados, rendas, etc…), e, ao nível da gastronomia, não faltarão as tasquinhas com os negalhos, a chanfana e bacalhau, além do arroz-doce, do leite-creme e da aletria, sem esquecer a água, o pão, o vinho e o leitão.

Apresentado hoje à Comunicação Social, precisamente no dia em que teve início a montagem da feira, no espaço envolvente dos Paços do Concelho, o certame deste ano segue o figurino das edições anteriores, se bem que com uma aposta mais acentuada, ao nível da animação, na música popular portuguesa (fado, grupos folclÓricos, fanfarras, filarmÓnicas, gaiteiros, adufeiras, etc…)

Quanto a novidades, destaque para um desfile de gaiteiros à moda antiga (no dia 12), para o Evento Nacional de Marcha e Corrida e para o Torneio Distrital de Futebol de Rua (dia 6 Junho) e para o I Concurso de Flipbook.

Durante o certame assistir-se-á, logo no dia 7 de Junho, ao arranque dos trabalhos de decoração dos 10 porquinhos que vão integrar primeira Pig Parade 4 Maravilhas da Mealhada, que está anunciada para o mês de Julho, e haverá oportunidade para ouvir a cantora de jazz Jacinta (5 de Junho, 21,30, no Cine-Teatro Municipal Messias).

De resto, à semelhança de anos anteriores, lá estão, no programa, a prova “3 Milhas da Mealhada”, o Torneio de Ténis Feira de Artesanato e Gastronomia, à mistura com muita animação de rua.

“Este sim é um certame que já entrou na tradição do Município”, disse o presidente da Câmara, Carlos Cabral, na conferência de imprensa de hoje, afirmando esperar que a Feira de Artesanato e Gastronomia continue a ser ponto de encontro e local de convívio das gentes do Município da Mealhada e dos municípios vizinhos”.

Na mesma linha de pensamento, a vice-presidente da Câmara, Filomena Pinheiro, que considerou a Feira de Artesanato e Gastronomia “um evento de referência” no concelho, sublinhou que o objectivo principal mantém-se: “promover o convívio e os intercâmbios e estreitar os laços entre as freguesias do concelho”.

De acordo com a vice-presidente da Câmara, o orçamento da Feira de Artesanato e Gastronomia deste ano rondará os 40 000 euros. Valor em tudo semelhante ao de edições anteriores, precisou o presidente da Câmara, Carlos Cabral.

(2010-05-31) - Press Release