Exposição retrospectiva e guia histÓrico no arranque das comemorações do bicentenário da Batalha do Bussaco

09 junho, 2010

A Câmara da Mealhada inaugura no sábado, dia 12 de Junho, na sala de exposições do Cine-Teatro Municipal Messias, uma exposição evocativa da Batalha do Bussaco.

Trata-se de uma exposição essencialmente bibliográfica, mas que também mostra armamento da época, alguma estatuária e cartografia militar, além de fotografias relativas ao Bussaco e ao seu patrimÓnio histÓrico e militar.

No mesmo dia e no mesmo local, às 16h00, será feita, também, a apresentação do livro “Guia HistÓrico do Viajante no Bussaco”, de Augusto Mendes Simões de Castro, uma edição fac-similada da Câmara Municipal da Mealhada.

A exposição e a reedição do livro marcam o início do programa comemorativo do bicentenário daquela importante batalha, que opôs as tropas anglo - portuguesas ao exército francês, a 27 Setembro 1810, e que havia de revelar-se decisiva para a derrota das tropas invasoras, nas chamadas Invasões Francesas (ou Guerra Peninsular).

O programa comemorativo, que se estenderá até ao final do ano, está a ser elaborado pela Câmara Municipal da Mealhada, em colaboração com o Estado Maior do Exército, a Academia Portuguesa de HistÓria, a Associação NapoleÓnica Portuguesa e a Fundação Mata do Buçaco e com o apoio de algumas associações locais.

Este mês terá, também, lugar, no âmbito das comemorações dos 200 anos da Batalha do Bussaco, uma actuação da Banda do Exército.

O espectáculo está agendado para 26 de Junho, às 21h30, na Mata Nacional do Bussaco, nos jardins do hotel.

(2010-06-08) - Press Release