Ir para o conteúdo principal

Mealhada assinala dia da Floresta AutÓctone com plantação na Mata Nacional do Bussaco

12 novembro, 2010

Mealhada assinala dia da Floresta AutÓctone com plantação na Mata Nacional do Bussaco
A Câmara Municipal da Mealhada e a Fundação Mata do Buçaco vão assinalar o Dia da Floresta AutÓctone, a 23 de Novembro, participando em dois projectos de âmbito nacional: “Plantar Portugal” e “Bosques do Centenário”. Um dia dedicado à plantação de espécies autÓctones, que pretende realçar a importância da conservação das florestas naturais. Uma iniciativa dirigida a toda a população, que terá início às 9h junto à Porta das Ameias, na Mata Nacional do Bussaco.

A ideia é celebrar o Dia da Floresta AutÓctone com um evento de forte impacto, que realce a importância da preservação das florestas para a conservação da biodiversidade e protecção da Natureza. Como tal, a autarquia e a fundação decidiram comemorar essa data com uma plantação de espécies autÓctones na mata nacional, concentrando num sÓ dia, 23 de Novembro, a sua participação em dois movimentos de reflorestação programados para todo o país: os projectos “Plantar Portugal” e “Bosques do Centenário”.

O evento vai ter início às 9h junto à Porta das Ameias (a entrada para quem vem do centro do Luso), com a recepção dos participantes. Meia hora mais tarde está marcada a plantação de árvores e arbustos de espécies autÓctones numa zona do Pinhal do Marquês, que fica localizado precisamente nessa encosta. No final da manhã, o convite é para um piquenique. A ideia é que os participantes tragam a sua refeição e se juntem, pelas 12h, numa espécie de almoço convívio na mata nacional.

O dia vai culminar com uma nova plantação de espécies autÓctones no Pinhal do Marquês. Uma actividade com início marcado para as 14h, que prevê a plantação de árvores e arbustos pelos elementos do Conselho de Administração e Conselho Geral da Fundação Mata do Buçaco. O Pinhal do Marquês foi a zona escolhida pelo facto de ter tido uma forte propagação de espécies invasoras, nomeadamente espécies exÓticas, de crescimento rápido, preparadas para colonizar imediatamente terrenos ardidos, que foram introduzidas como ornamentos ou plantas de colecção.

O Dia da Floresta AutÓctone pretende divulgar a importância de se conservarem as florestas naturais. O objectivo é informar e sensibilizar os cidadãos para a importância das florestas, na prevenção de incêndios e na conservação da biodiversidade. O evento é, por isso, aberto a toda a população, a todos os que estiverem dispostos a um acto de cidadania em prol de uma causa maior. Para uma melhor organização do evento, pede-se contudo que essa participação seja confirmada até ao dia 17 de Novembro, através do número de telefone 231 937 004 ou do e-mail florestal@fmb.pt.

Movimento “Plantar Portugal”
A acção de plantação de espécies autÓctones que vai decorrer no dia 23 de Novembro, na Mata Nacional do Bussaco, insere-se na Semana da Reflorestação Nacional (23 a 28 de Novembro), promovida pelo Movimento “Plantar Portugal”. Uma iniciativa que não vai passar apenas pela realização de grandes acções de reflorestação, mas também por estas acções de plantação de árvores em escolas, parques, jardins, freguesias, etc. Até ao momento já foram constituídas várias equipas concelhias, em mais de 50 municípios, entre eles o de Mealhada.

O Movimento Plantar Portugal (MPP) é um movimento de cidadãos sem fins lucrativos que tem como objectivo contribuir para a conservação da natureza, biodiversidade e uso racional dos recursos naturais, para o benefício dos cidadãos de hoje e das futuras gerações. A coordenação deste movimento faz o apelo para que todos os cidadãos interessados se juntem a esta causa e procedam à criação ou à sua inscrição nas equipas concelhias no sítio electrÓnico plantarportugal.org, e solicita que convidem escolas, associações, clubes, grupos de Escuteiros, freguesias e autarquias a fazer o mesmo.

Movimento “Bosques do Centenário”
O projecto Bosques do Centenário insere-se nas Comemorações do Centenário da República e tem como objectivo plantar pequenos bosques de 100 árvores de espécies autÓctones em cada um dos municípios de Portugal. O Município da Mealhada aderiu à iniciativa, que irá realizar-se, então, a par com o “Plantar Portugal”, no prÓximo dia 23 de Novembro, nas comemorações do Dia da Floresta AutÓctone, que vão decorrer na Mata Nacional do Bussaco.

A iniciativa de plantar Bosques poderá prosseguir no futuro como um movimento voluntário de cidadania para a criação e manutenção de bosques de floresta autÓctone, através de vários tipos de acções, tais como a recolha de sementes, sementeiras e plantações ou a limpeza e manutenção da floresta autÓctone.

(2010-11-12) - Press Release






Notícias Relacionadas



Mealhada já está a construir campo de alimentação de abelhas no luso
10 abril, 2024

Mealhada já está a construir campo de ...

Já estão no terreno os trabalhos para a criação do campo de alimento para abelhas, no Luso, junto ao Parque de Campismo. O objetivo é transformar ...