Ir para o conteúdo principal

Câmara Municipal e Universidade de Aveiro assinam protocolo para a implementação da Agenda 21 Local

09 dezembro, 2010

Câmara Municipal e Universidade de Aveiro assinam protocolo para a implementação da Agenda 21 Local
A Câmara Municipal da Mealhada vai assinar um protocolo de colaboração com o Instituto do Ambiente e Desenvolvimento – IDAD da Universidade de Aveiro para a implementação da Agenda 21 Local. O documento vai ser assinado na prÓxima segunda-feira, dia 13 de Dezembro, pelas 14h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. A autarquia e o IDAD vão ser, assim, parceiros na concepção do programa de acção ambiental para o Município da Mealhada.

Será na prÓxima segunda-feira que a Câmara Municipal e a Universidade de Aveiro – mais concretamente o IDAD – assinam o acordo de parceria para a implementação da Agenda 21 Local no Município da Mealhada. Uma implementação que tem vindo a ser preparada, ao longo dos anos, pela autarquia, e que com esta parceria se vai traduzir, efectivamente, na concepção de um plano estratégico de acção ambiental para o concelho, um plano que identifique os principais objectivos e necessidades do município a nível ambiental e a melhor forma de os satisfazer.

A promoção do desenvolvimento sustentável do concelho, com vista a um futuro de qualidade, sempre foi uma das prioridades da Câmara Municipal da Mealhada. Desde a aposta nos 100% de cobertura de saneamento básico, não sÓ da rede de águas, mas de esgotos e respectivo tratamento, à introdução da disciplina Educação Ambiental e Cidadania como quarta Actividade de Enriquecimento Curricular (totalmente financiada pela autarquia), passando pela criação de oficinas pedagÓgicas de Educação Ambiental direccionadas a toda a população, até à reciclagem de Óleos, compostagem e uso de briquetes nas escolas, muitas foram as acções que a autarquia tem realizado em prol da melhoria ambiental da comunidade local.

Prova disso é que o Município da Mealhada recebeu, pelo segundo ano consecutivo, a bandeira verde Eco XXI – atribuída anualmente, pela Associação Bandeira Azul da Europa, para distinguir os municípios que adoptam práticas ambientais mais sustentáveis – e este ano ficou posicionado em 3° lugar no ranking nacional de escolas premiadas com a bandeira verde Eco-Escolas – que reconhece as boas práticas de sustentabilidade nos estabelecimentos escolares. Vinte e oito escolas do município foram galardoadas pelo seu desempenho no ano lectivo 2009/2010.

A autarquia tem vindo, assim, a preparar terreno para a implementação da Agenda 21 Local no Município da Mealhada, apostando no envolvimento de toda a comunidade na preservação do ambiente, na melhoria da cidadania e no desenvolvimento sustentável do concelho. Com a parceria entre a autarquia e a IDAD, oficializada na prÓxima segunda-feira, a Agenda 21 Local passa a ser uma realidade e o concelho da Mealhada passa a ter, assim, um plano estratégico municipal para o seu desenvolvimento sustentável.

O que é a Agenda 21 Local?
A Agenda 21 Local é um documento que prevê a criação de um plano de acção global para o desenvolvimento sustentável – a ser aplicado pela ONU, pelos Governos, empresas e instituições e outros grupos – e que foi assinado no Rio de Janeiro, em 1992, por 179 países participantes na Cimeira das Nações Unidas sobre o Ambiente e Desenvolvimento. Dois anos mais tarde, surge a Primeira Conferência Europeia de Vilas e Cidades Sustentáveis, em Aalborg, e numerosos municípios europeus assinam a Carta de Aalborg, um documento no qual as cidades se comprometem a elaborar a sua Agenda 21 Local e a desenvolverem programas com vista ao desenvolvimento sustentável.

(2010-12-09) - Press Release






Notícias Relacionadas



Mealhada já está a construir campo de alimentação de abelhas no luso
10 abril, 2024

Mealhada já está a construir campo de ...

Já estão no terreno os trabalhos para a criação do campo de alimento para abelhas, no Luso, junto ao Parque de Campismo. O objetivo é transformar ...