Semana Santa celebrada de 10 a 25 de Abril

30 março, 2011

Semana Santa celebrada de 10 a 25 de Abril
A Fundação Mata do Bussaco vai celebrar, mais uma vez, a Semana Santa no cenário idílico da mata nacional, que é detentora de um patrimÓnio religioso singular e inigualável. As celebrações vão decorrer de 10 a 25 de Abril, em vários espaços emblemáticos da mata e noutros as descobrir pelos visitantes. Durante esse período irão decorrer várias actividades, que vão desde recriações da Via-Sacra, única no mundo com a réplica original de Jerusalém, concertos, visitas temáticas e o cantar das Aleluias, entre muitas outras surpresas.

Exposição “Madeira - Doze Ensaios”, de Kerstin Thomas
Mostra da autoria da artesã Kerstin Thomas que compreende uma série de pequenas esculturas em madeira, reflexões sobre os seres humanos, sobre as suas forças e fragilidades, a sua confiança e coragem.
Local e Horário: Convento de Santa Cruz do Buçaco das 10h às 13h e das 14h às 18h

Exposição de Fotografia resultante do I Raid Fotográfico da Mata Nacional do Buçaco
Local e horário: Casa dos Brasões, Palace Hotel do Bussaco das 10h às 18h

Concurso “Varandas da Vila de Luso”, organizado pela Associação EcoSolLuso
22, 23, 24 e 25 de Abril
Um desafio lançado à população do Luso, para tornar a sua vila mais bonita e encantar todos os visitantes.
No dia 25 às 18h são anunciados os vencedores do concurso com a entrega dos prémios.

10 (Domingo)
15h Eucaristia no Convento de Santa Cruz do Buçaco seguida da Tradicional Via-Sacra

11 (Segunda-feira)
15h Visita Temática ao Convento de Santa Cruz do Buçaco e à Mata
Esta visita percorre muitos dos pontos de interesse da Mata Nacional do Buçaco: Convento e Via-sacra, Jardins do Palace Hotel, Arboreto, Fonte Fria, Lagos, Miradouros, Fontes, Espécies Botânicas Notáveis, Floresta Relíquia e Vale dos Fetos.
Extensão aproximada: 3,5 Km
Duração aproximada: 3 horas
Grau de dificuldade: Intermédio
Ponto de partida e de chegada: Convento

16 (Sábado)
Oficina de iniciação à Técnica da Talha em Madeira, com Kerstin Thomas
São realizadas duas oficinas, uma de manhã e uma de tarde, com a duração de três horas cada. Cada oficina é limitada a seis participantes, sendo fornecidos todos os materiais necessários.
Local: Garagem do Palace Hotel
Horário: das 10h às 13h e das 14h às 17h
Preço: 20€, incluindo entrada de um veículo na mata
Informações e inscrições: atividades@fmb.pt

22h Concerto com o Grupo Coral Columba
O Grupo Coral Columba, de Casal Comba, foi formado em de Setembro de 2003 e conta com vários elementos distribuídos pelos naipes: sopranos, tenores, contraltos e baixos.
Local: Convento de Santa Cruz do Buçaco

17 (Domingo)
11h Bênção dos Ramos na Fonte de S. João no Luso, seguida de procissão até à Igreja Paroquial de Luso e celebração da Eucaristia
18 (Segunda-feira)
11h Visita Temática ao Trilho da água
Visita inserida nas comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios – “água: cultura e patrimÓnio”, em colaboração com o IGESPAR e Sociedade da água de Luso.
Gratuita
Informações e inscrições: atividades@fmb.pt

19 (Terça-feira)
15h Visita Temática ao Convento de Santa Cruz do Buçaco
Extensão aproximada: 400 m
Duração aproximada: 45 minutos
Grau de dificuldade: Fácil

21 (Quinta-feira)
19h Missa da Ceia do Senhor na Igreja Paroquial de Luso
21h Recriação Nocturna da última Ceia e Prisão de Cristo, pela Companhia de Teatro Viv’arte

22 (Sexta-feira)
10h Via-Sacra Recriada – Passos da Prisão, pela Companhia de Teatro Viv’arte
15h Via-Sacra Recriada – Passos da Paixão, pela Companhia de Teatro Viv’arte
18h Celebração da Paixão do Senhor na Igreja Paroquial do Luso

22h Concerto pelos Lyra Barcoucense
A Associação FilarmÓnica Lyra Barcoucense teve a sua origem em 1905, quando um grupo de músicos de instrumentos de cordas se juntou e decidiu criar uma Tuna, com a finalidade de recrear os serões de então. Devido à evolução natural do grupo, e também às novas exigências dos festejos, a Tuna passou a englobar também instrumentos de sopro que, gradualmente, foram tomando o lugar dos instrumentos de cordas, acabando estes últimos por completo poucos anos mais tarde.
Local: Convento de Santa Cruz do Buçaco

23 (Sábado)
22h Solene Vigília Pascal na Igreja Paroquial de Luso

24 (Domingo)