Arquivo Municipal ensinou técnicas de marmorear papel e de encadernar livros

05 abril, 2011

Arquivo Municipal ensinou técnicas de marmorear papel e de encadernar livros
O Arquivo Municipal da Mealhada realizou, na tarde do passado sábado, dia 2 de Abril, uma oficina sobre a arte do papel marmoreado e a técnica de costura japonesa. A iniciativa reuniu 25 adultos e dez crianças, que aprenderam as técnicas propostas, elaboraram um pequeno livro como trabalho final e ainda apreciaram a mostra “Escrita do Tempo”, que está patente no átrio do Arquivo Municipal até ao prÓximo dia 21 de Abril.

A oficina “Papel Marmoreado e Costura Japonesa” reuniu 35 pessoas na tarde de sábado no Arquivo Municipal. Apesar de estar previsto um limite de 15 inscrições, a procura foi tanta que a organização decidiu abrir a iniciativa a todos os interessados, sem imposição de um número limite. Na primeira parte da oficina, os participantes aprenderam a arte de marmorear papel e executaram-na, colorindo uma série de folhas de papel. Na segunda parte do atelier, essas mesmas folhas serviram para criar um livro, utilizando a técnica de costura japonesa.

O resultado final da oficina foi brilhante: 25 livros coloridos, todos diferentes na decoração, mas igualmente encadernados com recurso à técnica de costura japonesa. E esta foi mais uma iniciativa dos Serviços Culturais e Educativos do Arquivo Municipal, que actuam com o intuito de dinamizar o espaço do arquivo, abrindo-o à população, e sensibilizando-a para a importância dos seus serviços, para a importância do arquivo de todo o tipo de documentação.

Durante a tarde, os participantes tiveram ainda oportunidade de apreciar uma exposição sobre suportes de escrita que está patente no Arquivo Municipal. A mostra é da autoria de Alcina Malta, da EB 2/3 da Mealhada, e procura dar a conhecer os diferentes suportes de escrita e a sua evolução no tempo. Das placas de argila ao computador, passando pelas tábuas de cera, pelo papiro, pelo pergaminho e pelo papel, são apresentados modelos à escala real que podem ser testados por quem os aprecia. é possível, por exemplo, escrever nos pergaminhos com canetas prÓprias para o efeito, para se poder ter uma percepção mais real desse suporte de escrita.

A exposição intitula-se “Escrita no Tempo” e pode ser apreciada gratuitamente no átrio do Arquivo Municipal até ao prÓximo dia 21 de Abril.

(2011-04-05) - Press Release