População aderiu à semana da saúde e da actividade física

11 abril, 2011

População aderiu à semana da saúde e da actividade física
A Semana da Saúde e da Actividade Física, que decorreu de 4 a 10 de Abril no concelho da Mealhada, foi um sucesso. A população aderiu à iniciativa e participou nas actividades propostas pela Câmara Municipal, que foram desde aulas de ginástica e caminhadas a rastreios e recolhas de sangue. O ponto alto da semana foi o Festival da Actividade Física, que encheu as bancadas do Pavilhão Municipal do Luso na noite do passado sábado, 9 de Abril.

A saúde e a actividade física estiveram em destaque na última semana no concelho da Mealhada. A Câmara Municipal apostou num programa de uma semana inteira de comemoração do Dia Mundial da Actividade Física (6 de Abril) e do Dia Internacional da Saúde (7 de Abril), com um conjunto de iniciativas para estimular a prática desportiva e promover a saúde e a qualidade de vida dos munícipes. Aulas de ginástica, caminhadas, rastreios, recolhas de sangue, workshops e o Festival da Actividade Física foram as actividades em destaque.

As aulas de ginástica percorreram todas as freguesias do concelho e tiveram sempre bastante adesão. As IPSS’s de cada freguesia aceitarem o repto da autarquia e levaram os seus idosos a praticar ginástica ao ar livre. A recolha de sangue de dia 6 de Abril e os rastreios de dia 7 de Abril também foram bem sucedidos e deram os seus frutos, com o Instituto Português do Sangue a ganhar 14 novos dadores, entre os 18 que foram autorizados a fazer a doação dos 35 que se inscreveram na acção promovida pelos Hospitais da Universidade de Coimbra na Biblioteca Municipal da Mealhada

A caminhada nocturna de dia 6 de Abril levou meia centena de participantes a explorar os locais mais recônditos do Parque da Cidade, enquanto a iniciativa que encerrou a semana, no dia 10 de Abril, “12 horas a caminhar”, conseguiu que, no espaço de meio dia, 370 pessoas caminhassem no Parque da Cidade. Durante as 12 horas do evento, houve sempre gente presente, que participou durante o tempo que quis, para cumprir o desafio de uma jornada contínua de meio-dia sempre a caminhar. O workshop sobre alimentação saudável, que Cláudia Alves levou a todas as escolas do concelho, também marcou a semana temática.

Festival praticamente lotou Pavilhão do Luso
O melhor da semana aconteceu, porém, na noite de sábado, 9 de Abril. O Festival da Actividade Física praticamente lotou o Pavilhão Municipal do Luso. Centenas de pessoas estiveram presentes para ver algumas instituições do concelho a apresentarem as modalidades desportivas que desenvolvem, com demonstrações que envolveram, no total, mais de 100 atletas. A Associação CADES - Cooperação Artística Desportiva Educativa e Social apresentou demonstrações de dança contemporânea, step/aerÓbica e hip-hop, o Hóquei Clube da Mealhada levou demonstrações de ballet, karaté e patinagem, o Núcleo de Karaté Shukokai dos Bombeiros Voluntários da Pampilhosa apresentou esta modalidade ao público, enquanto o ginásio Korpo Activo mostrou o que é o GAP, o aerojump e o step mix e a turma de aerÓbica de Sargento-Mor revelou a verdadeira essência do ballness. Os alunos do jardim-de-infância do Luso e das escolas do 1° ciclo do Ensino Básico do Luso e da Pampilhosa também tiveram direito a apresentações, no caso de circuito e hip-hop, preparadas em conjunto com os seus professores de Actividade Física e Desportiva das Actividades de Enriquecimento Curricular.

(2011-04-11) - Press Release

desporto saúde