SHARKS de Coimbra apresentam demonstração de hÓquei subaquático amanhã na Mealhada

12 abril, 2011

Os SHARKS de Coimbra vão estar amanhã de manhã no concelho da Mealhada para apresentarem uma demonstração de hÓquei subaquático. A iniciativa da Associação de Desportos Subaquáticos de Coimbra está marcada para as 9h de amanhã, dia 13 de Abril, nas Piscinas Municipais da Mealhada. A actividade está integrada no programa das Férias Desportivas e Culturais Páscoa 2011.

O hÓquei subaquático foi inventado em 1954, em Inglaterra, por Alain Blake, com o intuito de entreter os mergulhadores na altura do Inverno. Actualmente já é praticado em quase todos os países da Europa, com destaque para o Reino Unido, França e Holanda e, a nível mundial, na áfrica do Sul, Austrália, Nova Zelândia, Colômbia, Estados Unidos da América e Canadá. Em Portugal, a modalidade existe oficialmente desde 2007, altura em que foi criado o primeiro clube oficial. Desde então, o crescimento tem sido muito significativo e hoje em dia encontram-se já sete clubes a praticar em Portugal.

Os SHARKS de Coimbra são a única equipa da zona centro do país e encontram-se a disputar o campeonato nacional com outras duas equipas, procurando um lugar no pÓdio na época de 2010/2011. Com jogadores que integraram/integram a selecção nacional e com gente nova a aparecer todas as semanas, é um clube em franco crescimento. é também de salientar que este ano, em Agosto de 2011, Coimbra receberá o Campeonato Mundial de Hóquei Subaquático onde a par de outras selecções mundiais, Portugal também participará.

O que é o Hóquei Subaquático?
O hÓquei subaquático joga-se numa piscina que tenha entre 20 a 25 metros de comprimento e 12 a 15 metros de largura, uma profundidade mínima de 1.80 m e máxima de 3.65m, o ideal será de 2.20m de profundidade constante. As equipas são constituídas por seis atletas e mais quatro suplentes, sendo as substituições ilimitadas. Nas extremidades da piscina estão colocadas balizas com 3m de comprimento e 18 cm de largura. O objectivo é introduzir o disco (1.3kg de chumbo revestido de borracha) na calha da baliza.

(2011-04-12) - Press Release